Foram mais de 2,7 mil atendimentos durante a quarta edição de 2025 do Programa Social Povo das Águas, entre os dias 05 e 11 de junho, na região do Alto Pantanal. Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e executada com recursos próprios, a ação itinerante levou serviços essenciais a comunidades ribeirinhas de difícil acesso.
Na área da saúde, foram contabilizados 883 atendimentos, entre consultas médicas e de enfermagem, aplicação de medicamentos, curativos, testes de gravidez e ações voltadas para a saúde mental, além de orientações a gestantes, hipertensos e diabéticos.
Também foram aplicadas 441 doses de vacinas contra a Covid-19, H1N1 e outras doenças sazonais, imunizando 323 pessoas. O município ainda realizou a pesagem de 204 beneficiários do Bolsa Família e distribuiu 337 frascos de hipoclorito de sódio.
A equipe de odontologia da Secretaria de Saúde fez 415 procedimentos, com destaque para a aplicação de flúor e a entrega de 150 escovas dentais a crianças da região.
Na área de assistência social, foram feitos 438 atendimentos relacionados a programas como o BPC, salário-maternidade e CadÚnico. A pasta ainda fez o repasse de 270 benefícios eventuais — incluindo cestas básicas, kits de higiene, absorventes e colchões — e promoveu palestras sobre feminicídio, abuso sexual infantil e violência contra a pessoa idosa.
Já o Conselho Tutelar registrou 80 atendimentos, com foco em palestras e orientações voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) também colaborou, com a doação de 70 mini cestas de alimentos.
A educação esteve presente com 111 atendimentos, que envolveram atividades lúdicas, ações educativas sobre meio ambiente e saúde bucal, além da distribuição de roupas e guloseimas arrecadadas por meio de doações. A Superintendência de Agricultura Familiar realizou 160 atendimentos, com a distribuição de sementes, mudas e orientações técnicas sobre o cultivo de hortas.
Na área da agricultura, a Superintendência Municipal de Agricultura Familiar distribuiu 100 envelopes de hortaliças, 60 quilos de sementes de feijão, 135 mudas de salsa e realizou 59 podas de árvores frutíferas.
A Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura realizou 22 atendimentos voltados ao cadastramento e entrega de carteiras profissionais, além de orientações sobre o programa PesqBrasil e linhas de crédito do Governo Federal.
O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) atendeu 45 moradores com autorizações para transporte de pescado. Já a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos prestou 68 atendimentos relacionados ao programa Mais Social. A ação contou ainda com o apoio de voluntários, que ofereceram 102 cortes de cabelo gratuitos à população local.
Empenho dos servidores
O coordenador do programa, Josiney Severino dos Santos, destacou o esforço para ampliar o alcance do atendimento. “Nesta segunda fase da 4ª edição do Programa Social Povo das Águas, atendemos novamente a região do Alto Pantanal. Já havíamos estado lá em março. Desta vez, levamos serviços que não estavam disponíveis na primeira passagem”, afirmou. Entre as novidades, estavam a presença da Superintendência da Pesca, do Imasul, do Conselho Tutelar e do programa estadual Mais Social.
Segundo Josiney, a estratégia de atendimento buscou abranger o maior número possível de localidades. “Incluímos, por exemplo, uma parada exclusiva na Serra do Amolar, onde atendemos moradores locais e do Aterro do Binega”, disse. “É gratificante ver o empenho dos servidores e o reconhecimento dos moradores.”
O Povo das Águas
Criado em 2009, o Programa Social Povo das Águas tem como objetivo levar serviços públicos essenciais às populações que vivem em regiões de difícil acesso, promovendo o bem-estar e a inclusão social. O programa se destaca por sua equipe multidisciplinar, composta por profissionais de diferentes áreas, que oferecem serviços nas áreas de saúde, assistência social e educação, além da distribuição de benefícios eventuais e de ações que promovem o desenvolvimento comunitário integrado e sustentável.
Amparado pela Lei Municipal nº 2.263, de 24 de agosto de 2012, o programa é uma iniciativa que envolve o poder público, a sociedade civil organizada e colaboradores, com o propósito de garantir atendimento digno e eficaz às comunidades ribeirinhas, fortalecendo os vínculos sociais e promovendo o acesso a políticas públicas de qualidade.
A Prefeitura de Corumbá reafirma seu compromisso com o bem-estar da população, trabalhando para levar dignidade e serviços essenciais a todos os cidadãos, especialmente àqueles que vivem em áreas remotas. A programação inclui atendimento a diversas comunidades, com serviços públicos voltados à saúde, assistência social e educação.