A Embaixada de Israel em Brasília foi fechada, na manhã desta sexta-feira (13), após o país fazer um ataque contra instalações nucleares iranianas.
Conforme apurou o g1, não há previsão para reabertura da representação consular na capital brasileira. Outras embaixadas israelenses também foram fechadas ao redor do mundo.
O Ministério das Relações Exteriores divulgou ainda uma série de orientações para israelenses que vivem no exterior (veja abaixo).
Na madrugada desta sexta-feira, noite de quinta-feira (12) no horário de Brasília, as Forças de Defesa de Israel (FDI) realizaram um ataque ao Irã.
O bombardeio matou o chefe da Guarda Revolucionária do Irã, Hossein Salami, e o chefe das Forças Armadas do país, Mohammad Bagheri. Dois cientistas nucleares também foram mortos.
Após os ataques, o Irã afirmou que a ofensiva israelense era uma "declaração de guerra". Mais tarde, Israel afirmou que o Irã lançou mais de 100 drones contra o território israelense.
Secretários do Governo do Distrito Federal precisaram passar a noite de quinta-feira (12) em um bunker após os ataques. Ao g1, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Costa, afirmou que a comitiva está, na manhã desta sexta, em um hotel em Tel Aviv.
Uma comitiva de representantes do governo do Distrito Federal viajou a Israel nesta semana para participar da Missão Oficial Conjunta a Israel 2025, entre 05 a 15 de junho, em Jerusalém.
Em seu site oficial e nas redes sociais, o Ministério de Relações Exteriores de Israel divulgou uma série de orientações para seus cidadãos que vivem no exterior. Entre elas: