Quarta, 09 de Julho de 2025
19°

Tempo limpo

Campo Grande, MS

Saúde Saúde!

SESAU realiza testagem gratuita para ISTs em shopping e igreja neste feriado de Santo Antônio e fim de semana

As ações acontecem nesta sexta-feira (13) feriado, no sábado (14) e no domingo (15)

12/06/2025 às 15h51
Por: Redação Fonte: CGNotícias
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em uma ação voltada para a promoção da saúde e a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), por meio do Serviço de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais, realiza neste feriado de Santo Antônio e no fim de semana testagem gratuita para HIV, sífilis e hepatites B e C em diferentes pontos da cidade.

As ações acontecem nesta sexta-feira (13) feriado, no sábado (14) e no domingo (15), com atendimentos das 8h às 13h, ou enquanto durarem os testes. Os locais de atendimento incluem o Fort Atacadista das unidades Shopping Norte Sul Plaza e Shopping Bosque dos Ipês, além da Igreja Universal, na Avenida Mato Grosso, no domingo.

Durante a abordagem, a equipe de saúde leva não só os testes rápidos, como também orientações sobre prevenção combinada, uso de preservativos e o fortalecimento do cuidado contínuo.

A chefe do Serviço de ISTs, Fabiane M. N. D. Duarte, destaca a importância dessas atividades extramuros. “Nosso objetivo é estar cada vez mais próximos da população, indo até onde as pessoas estão. Essas ações em locais de grande circulação, como supermercados e igrejas, são estratégicas para ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e à informação, promovendo saúde com cidadania”.

As ações fazem parte de um calendário sustentável de prevenção, com atividades planejadas para acontecer aos finais de semana e feriados — horários em que muitas pessoas têm mais disponibilidade e acesso facilitado aos serviços.

Confira as ações de testagem e prevenção

  • Sexta-feira (13/06) feriado – Fort Atacadista (Shopping Norte Sul Plaza)
  • Sábado (14) – Fort Atacadista (Shopping Norte Sul Plaza)
  • Domingo (15) – Igreja Universal – Av. Mato Grosso

Das 8h às 13h, ou enquanto durarem os testes.

A SESAU reforça que o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento eficaz e para a quebra da cadeia de transmissão das ISTs. Todas as pessoas que realizam os testes recebem atendimento sigiloso, com acolhimento, acompanhamento e encaminhamento, quando necessário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias