Sábado, 14 de Junho de 2025
29°

Tempo limpo

Campo Grande, MS

Saúde Cidadania!

SAS promove ação para mulheres surdas no Hospital do Amor nesta terça-feira (10)

No total, serão atendidas 22 mulheres com a oferta de exames preventivos essenciais

09/06/2025 às 17h06
Por: Redação Fonte: CGNotícias
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS), por meio da Superintendência de Políticas de Direitos Humanos (SDHU), em parceria com o Centro Municipal de Interpretação de Libras (CMIL), realiza nesta terça-feira (10), no Hospital do Amor, a ação Acessibilidade e Saúde, voltada para mulheres surdas de Campo Grande.

No total, serão atendidas 22 mulheres com a oferta de exames preventivos essenciais, como mamografia e papanicolau. Todo o atendimento contará com o suporte da intérprete de Libras, garantindo acessibilidade linguística e promovendo uma experiência acolhedora para mulheres que geralmente encontram dificuldade para realizar os exames preventivos devido à barreira comunicacional.

A ação tem início às 7 horas e representa o fortalecimento das políticas públicas voltadas à população surda e evidencia o compromisso da Prefeitura de Campo Grande com o direito à saúde, à inclusão e ao acesso universal aos serviços.

“Essa ação é mais do que garantir exames, é garantir cidadania. Muitas mulheres surdas deixam de fazer o preventivo por não se sentirem compreendidas no sistema de saúde. Nosso papel, enquanto gestão pública, é romper essas barreiras e assegurar que ninguém fique para trás e o Hospital do Amor é um parceiro fundamental nesse processo”, afirmou a superintendente de Políticas de Direitos Humanos, Priscilla Justi.

A ação é uma das iniciativas que integram o trabalho permanente da SDHU com a inclusão e o acesso humanizado aos serviços essenciais voltados às pessoas em vulnerabilidade social e com deficiência.

Para a secretária de Assistência Social, Camilla Nascimento, a oportunidade resgata a autoestima das mulheres, que em muitos casos estão fazendo esses exames pela primeira vez na vida. “O acesso aos exames preventivos é direito de todas as mulheres. Sem o auxílio da tradução simultânea, informações importantes dos médicos poderiam passar despercebidas, por isso a importância dessas parcerias para promover um atendimento inclusivo”, pontuou a secretária. 

O Hospital do Amor está localizado na Avenida Vereador Thirson de Almeida, 3103, Bairro Aero Rancho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias