Sábado, 14 de Junho de 2025
28°

Parcialmente nublado

Campo Grande, MS

Saúde Vacinem-se!

Dourados fará ‘Dia D’ para vacinar contra influenza e foco são idosos e crianças

Prefeitura faz mobilização neste sábado e alerta que somente 19% do público específico está imunizado no município,

07/05/2025 às 09h39
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Dourados
Compartilhe:
Vacinação contra a influenza está disponível durante a semana nas unidades de saúde e aos sábados e domingos no PAM e na Seleta – Foto: A. Frota
Vacinação contra a influenza está disponível durante a semana nas unidades de saúde e aos sábados e domingos no PAM e na Seleta – Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados realiza no sábado, dia 10, o ‘Dia D de Vacinação’ contra a Influenza. A mobilização ocorre das 7h às 17h em todas os Postos de Saúde e no Pronto Atendimento Médico (PAM).

A ação tem como proposta ampliar a cobertura vacinal entre os grupos prioritários, especialmente idosos e crianças, que estão entre os mais afetados por síndromes respiratórias graves. “Não temos leitos de UTI e nem de enfermaria para receber pacientes com doenças respiratórias”, alerta Márcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde. “Todos estão superlotados e a vacina é a forma mais eficaz de prevenir essas doenças”, completa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, integram o público-alvo da campanha pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, além de indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança e pessoas com doenças crônicas.

A secretária-adjunta de Saúde, Terezinha Picolo da Silva, alerta para a preocupante baixa adesão à campanha. Apenas 19% das 62 mil pessoas do público-alvo específico (crianças, idosos e gestantes) foram imunizadas até agora, um número considerado muito aquém do necessário, sobretudo diante do aumento de internações por doenças respiratórias. “São justamente essas faixas etárias as que mais estão ocupando leitos de UTI adulto e pediátrico neste momento. Precisamos aumentar a imunização com urgência”, enfatiza.

Desde o início da campanha, o município já aplicou 20 mil das 43 mil doses recebidas do Ministério da Saúde. No entanto, diante da incerteza sobre novas remessas de vacinas, a Secretaria mantém a aplicação restrita aos grupos prioritários porque não há previsão de recebimento de novas doses.

A preocupação aumenta com a proximidade do inverno, quando o número de casos de síndromes gripais tende a crescer.

Além do Dia D, a vacinação contra a gripe segue disponível durante a semana, de segunda a sexta-feira, nas unidades de saúde, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Nos finais de semana, a imunização acontece no PAM, das 7h às 17h, e na Seleta, das 7h às 22h.

A vacinação é gratuita, segura e essencial para proteger a saúde individual e coletiva. A orientação da Secretaria de Saúde é que todos os integrantes dos grupos prioritários procurem uma unidade básica de saúde com documento pessoal e, se possível, a carteira de vacinação.

Pessoas com doença crônica devem comprovar que são acometidas pela enfermidade, assim como trabalhadores da saúde, professores e profissionais das forças de segurança, devem apresentar documento que atuam em suas profissões.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias