Sexta, 25 de Abril de 2025
19°

Tempo nublado

Campo Grande, MS

Saúde Avançando!

HU de Dourados cria ambulatório e se prepara implantar serviço de cirurgia bariátrica

O atendimento será realizado exclusivamente via Sistema de Regulação (Sisreg)

08/03/2025 às 10h38
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) deu um passo importante para o atendimento de pacientes com obesidade severa ao criar um laboratório especializado e se preparar para iniciar a realização de cirurgias bariátricas.

A iniciativa visa ampliar o acesso ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região, beneficiando pacientes que aguardam pelo procedimento.

A implantação do laboratório é uma das etapas do processo de credenciamento junto ao Ministério da Saúde para a realização das cirurgias. A estrutura será utilizada para treinamento das equipes médicas e simulação dos procedimentos, garantindo maior segurança aos pacientes.

Além da adequação da infraestrutura, o HU-UFGD já trabalha na capacitação de profissionais e na formação de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, nutricionistas, psicólogos e enfermeiros, fundamental para o acompanhamento pré e pós-operatório dos pacientes.

Para acessar o serviço do laboratório, os pacientes devem atender a critérios específicos, conforme estabelecido pelos protocolos do Ministério da Saúde e do hospital. O atendimento será realizado exclusivamente via Sistema de Regulação (Sisreg).

"Parabenizo a instituição HU-UFGD/Ebserh e a equipe multiprofissional pela abertura do serviço. O tratamento da obesidade é complexo e exige uma abordagem multiprofissional e interdisciplinar, com um conceito que vai além do tratamento da doença ou sintomas específicos, considerando o ser humano como um todo, envolvendo fatores físicos, emocionais, comportamentais e sociais. A criação deste ambulatório é o início do serviço de cirurgia bariátrica que esta sendo implantado em nossa instituição. Sabemos do impacto positivo deste serviço para a nossa população usuária do SUS, sendo a oportunidade de um tratamento especializado no município de Dourados e macrorregião, envolvendo 34 municípios, aproximadamente 850.000 habitantes", finaliza Tiago Amador Correia, gerente de atenção à saúde do hospital.

Realidade atual 

Atualmente, pacientes da macrorregião de Dourados precisam se deslocar para Campo Grande ou outros estados para realizar a cirurgia, o que torna o procedimento mais demorado e oneroso. Com a habilitação do HU-UFGD para realizar a cirurgia bariátrica, a expectativa é reduzir a fila de espera e oferecer um tratamento mais acessível à população.

A cirurgia bariátrica é indicada para pessoas com obesidade mórbida ou com obesidade associada a doenças graves, como diabetes e hipertensão. O procedimento possibilita a redução do peso e melhora significativa da qualidade de vida dos pacientes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Dourados - MS
Dourados - MS
Sobre o município Dourados é um município brasileiro localizado no estado de Mato Grosso do Sul. O município está situado no centro-sul de Mato Grosso do Sul entre a Serra de Maracaju e a bacia do Rio Paraná. A partir dos anos 1950, com a abertura de rodovias, acelerou-se seu desenvolvimento[carece de fontes] e Dourados tornou-se importante centro agropecuário e de serviços a partir de então. Segundo o IBGE - 2017, possui uma população de aproximadamente 220 mil habitantes.
Ele1 - Criar site de notícias