Quarta, 26 de Março de 2025
32°

Parcialmente nublado

Campo Grande, MS

Saúde Facilidade!

Prefeitura começa a entregar medicamentos controlados em postos de saúde de Dourados

Com a descentralização, pacientes poderão retirar os remédios no Pronto Atendimento Médico (PAM) e em mais 12 unidades

12/02/2025 às 07h58
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Dourados
Compartilhe:
Posto de saúde do Parque das Nações II recebeu nesta terça-feira a primeira remessa dos principais psicotrópicos que são distribuídos na saúde – Fotos: A. Frota
Posto de saúde do Parque das Nações II recebeu nesta terça-feira a primeira remessa dos principais psicotrópicos que são distribuídos na saúde – Fotos: A. Frota

A população de Dourados vai ter mais opções para retirada dos principais medicamentos controlados disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A entrega era realizada somente na Farmácia do Pronto Atendimento Médico (PAM) e a partir de agora também vão ser ofertadas em mais 12 unidades de saúde: CSU, Ildefonso Pedroso, Izidro Pedroso, Maracanã, Parque das Nações II, Vila Cachoeirinha, Santo André, Seleta, Vila Rosa e nos distritos de Vila Vargas e Itahum.

A descentralização tem como proposta facilitar a logística dos pacientes que até então só encontravam no PAM o único local para retirar remédios controlados.

Contudo, neste primeiro momento, os postos dos bairros e dos distritos vão contar com quatro principais psicotrópicos:

  • Clonazepam 2,5 mg/ml,
  • Diazepam 10 mg,
  • Fluoxetina 20 mg
  • Sertralina 50 mg.

A relação desses medicamentos chegou nessa terça-feira (11) na unidade de saúde do Parque das Nações II. O secretário de saúde Márcio Figueiredo e o prefeito Marçal Filho acompanharam o início das entregas. “Precisamos facilitar a vida das pessoas e nada mais justo que os pacientes possam retirar os medicamentos controlados nos próprios postos onde elas fazem a consulta ou pelo menos em uma outra unidade mais próxima de sua casa”, enfatiza o prefeito.

No posto do Parque das Nações II ele aproveitou para conversar com usuários da unidade de saúde e conhecer a estrutura do local. Além de acompanhar a chegada dos remédios, Marçal Filho vistoriou a farmácia do posto. Para o secretário de saúde Márcio Figueiredo, a descentralização dos remédios controlados é uma forma de ampliar o atendimento, promovendo cada vez mais humanização.

Ele explica que, neste primeiro momento, os postos dos bairros e dos distritos vão fornecer apenas os quatro principais psicotrópicos da saúde mental, contudo, o farmacêutico responsável por cada farmácia poderá solicitar à Central de Abastecimento Farmacêutico de Dourados a medicação que não estiver disponível para ser acrescentado na lista.

Para facilitar o acesso da população aos remédios, a prefeitura disponibiliza em seu site institucional um link onde é possível saber quais medicamentos estão presentes em cada unidade de saúde. (Acesse aqui).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias