Terça, 21 de Setembro de 2021
37°

Tempo aberto

Campo Grande - MS

Saúde Atenção aos idosos!

No aniversário do São Julião, governador anuncia recursos para criação do Hospital do Idoso

O novo hospital vai ser construído em um anexo dentro do São Julião

05/08/2021 às 16h20
Por: Redação Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
No aniversário do São Julião, governador anuncia recursos para criação do Hospital do Idoso

O governador Reinaldo Azambuja anunciou nesta quinta-feira (05) o apoio do Governo do Estado para a criação do Hospital do Idoso, que vai dispor de 141 leitos de internação, duas salas de cirurgia e ambulatórios.

Durante a solenidade de aniversário dos 80 anos do Hospital São Julião, ele anunciou que o Estado junto com a prefeitura e bancada federal vão viabilizar R$ 50 milhões para esse projeto.

O novo hospital vai ser construído em um anexo dentro do São Julião, no espaço de aproximadamente 10.000 metros quadrados. O governador pediu que a unidade receba o nome da Irmã Silvia Vecellio, em homenagem a presidente de honra do Hospital São Julião, pelos seus serviços prestados na saúde pública do Estado.

“Hoje é um dia importante, pois anunciamos a construção do Hospital do Idoso, que será feito aqui no São Julião pelo reconhecimento da luta e história destas pessoas, que dedicam suas vidas pela causa da saúde”, afirmou o governador.

Governador junto com a Irmã Silvia

Reinaldo Azambuja explicou que o governo estadual, em parceria com a prefeitura da Capital e bancada federal terá o compromisso de transferir os recursos, mas que o Hospital São Julião é que ficará à frente da obra e da administração da unidade. “Eles vão tocar obra e fazer a gestão. O hospital aqui será referência no tratamento ao idoso”.

O Hospital do Idoso vai dispor de 141 leitos de internação, sendo 22 de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), 09 de emergência e 100 de enfermarias. “Foi uma ideia que construímos e o governador aceitou, que é criar um espaço para cuidar dos idosos, em um hospital totalmente equipado, para ser o melhor do País”, disse o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

A expectativa é que a unidade seja feita nos moldes do Hospital do Idoso de Curitiba. O próximo passo é a elaboração do projeto executivo da obra. “Nós visitamos várias instituições para definirmos o melhor modelo”, explicou o secretário.

Apoio

O governador aproveitou a solenidade de aniversário do São Julião para também anunciar o repasse de R$ 742.550 ao hospital, que será transferido em parcela única por meio de convênio da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Fundo Especial de Saúde de Mato Grosso do Sul (FESA).

Governador durante solenidade de aniversário do São Julião

O Hospital completou 80 anos nesta quinta-feira (5). Ele foi criado em 5 de agosto de 1941 para abrigar pacientes com hanseníase, em uma época que havia muito preconceito contra esta doença. Com o passar do tempo a unidade ampliou seus atendimentos para outras áreas de saúde.

O presidente do São Julião, Geraldo Palhano Maiolino, afirmou que no início o hospital passou por momentos difíceis e complicados, mas que com o esforço e trabalho de voluntários e colaboradores conseguiu crescer. “Tivemos também ajuda do poder público e assim chegou aos 80 anos cumprindo sua missão”.

O governador também destacou o trabalho desenvolvido na unidade."Temos que comemorar os 80 anos desta unidade com a Irmã Silvia, que dedicou sua vida pela causa da saúde, que no início teve o foco no tratamento da hanseníase, mas hoje já atende dez especialidades. Desde sua criação o São Julião se multiplicou, construindo uma história de solidariedade"

Em uma área de 243 hectares, com 36 leitos cirúrgicos e 74 (leitos) clínicos, o hospital, além de ser referência em hanseníase, também trata pacientes com tuberculose e na área de oftalmologia. O local tem capacidade para realizar 70 cirurgias diárias (oftalmológicas) e 114 mil atendimentos no ano, em 10 especialidades. "O hospital São Julião foi um presente que Deus me deu. Trabalhar aqui sempre foi uma honra", descreveu a Irmã Silvia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias