Sábado, 06 de Junho de 2020 19:38
67 99879-8533
Saúde Coronavírus

Estoque para diagnóstico no Estado totaliza 21,5 mil testes

Para secretário, a chegada de 10 mil testes representa um alívio.

28/04/2020 09h02
100
Por: Redação 2 Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul
Foto: Edemir Rodrigues
Foto: Edemir Rodrigues

Na semana passada, fruto de uma ação que envolveu o Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Saúde, a Casa Militar e a Fiocruz, Mato Grosso do Sul recebeu mais de 10 mil testes RT PCR para o diagnóstico do coronavírus. Com isso, o estoque no Estado é de 21,5 mil exames, um volume que atende a atual demanda estadual.

Para o diretor do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), unidade responsável pelo controle do diagnóstico da doença, Luiz Henrique Ferraz Demarchi, o número de testes disponíveis é suficiente para o atual momento caso não haja aumento expressivo da demanda diária. “Atualmente, no Lacen a média diária de exames liberados é de 50 a 70 e na UFFMS, que atende a demanda do Drive Thru, é de 50 exames ao dia. Por isso, estamos otimistas com a chegada dos 10 mil exames”.

Ao todo, do início da pandemia até o momento, já foram feitos 2091 exames pelo Lacen. Não há fila de espera para os exames na unidade.  Para diagnóstico da doença, o exame RT PCR, de biologia molecular,  é considerado um dos mais adequados para detectar o vírus.

Para o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, os exames, de alta complexidade, chegaram em momento oportuno. “Fizemos a operação para ir até o Rio de Janeiro, na Fiocruz, e conseguimos os exames RT PCR. Foi um trabalho que contamos com a colaboração da Casa Militar do Governo do Estado, com uma aeronave. São mais 10 mil testes para somar com o que já temos no estoque, isso nos dá um certo alívio”.

Ele1 - Criar site de notícias