Mato Grosso do Sul

Confira as principais medidas tomadas pelo Governo diante da pandemia do coronavírus

Os principais sintomas da doença são febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade para respirar.

18/03/2020 13h11
Por: Redação 2
Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul
38
Foto: Chico Ribeiro
Foto: Chico Ribeiro

Desde o início da semana, o Governo de Mato Grosso do Sul publicou dois decretos estipulando uma série de medidas para combater a proliferação do coronavírus. Entenda cada uma delas:

– Bombeiros militares e servidores da área de saúde estadual, como médicos e enfermeiros, estão proibidos de tirar férias durante o período de pandemia. Isso por causa do aumento da demanda desses profissionais.

– Suspensão das aulas por 15 dias, de 23 de março a 6 de abril, sem prejuízo aos alunos que não comparecerem à escola na semana atual. Durante esse período sem aulas, os alunos terão atividades para realizar em casa.

– Servidor, empregado público, terceirizado, colaborador, trainee, estagiário ou aprendiz que apresente febre ou condições respiratórias estão obrigados a reportar o caso suspeito ao dirigente do órgão.

– Aqueles colaboradores que regressaram ou tiveram contato direto com pessoas que regressaram de locais com transmissão comunitária, independentemente de apresentarem sintomas, deverão comunicar este fato à chefia imediata, sendo que os que apresentarem sintomas deverão procurar um serviço de saúde e ser afastados do trabalho, sem prejuízo de sua remuneração, pelo período mínimo de 14 dias ou conforme determinação médica.

-Servidores, empregados e colaboradores que regressaram desses locais e que não apresentem sintomas deverão desempenhar as atividades em domicílio, em regime excepcional de teletrabalho, pelo prazo de sete dias, a contar do retorno ao Estado.

– Suspensão de qualquer evento ou atividades pelos órgãos do Governo que implique em aglomeração de pessoas e da participação de servidores em eventos oficiais fora de Mato Grosso do Sul.

– Está proibida a participação em reuniões presenciais, no âmbito de qualquer órgão ou entidade da Administração Estadual Direta ou Indireta, de qualquer pessoa que tenha regressado de locais com transmissão comunitária do vírus.

– Servidores que, cumulativamente, tenham mais de 60 anos e sejam portadores de doenças crônicas que compõem grupo de risco, deverão executar suas atividades por trabalho remoto. A condição de portador de doença crônica dependerá de comprovação por intermédio de relatório médico.

Até a última terça-feira (17.3), Mato Grosso do Sul teve seis casos confirmados de coronavírus e nenhuma morte. Os principais sintomas da doença são febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade para respirar.

Para se prevenir é preciso reforçar os hábitos de higiene como lavar as mãos com água e sabão, cobrir o rosto ao tossir e evitar aglomerações, assim como o compartilhamento de objetos pessoais.

Campo Grande - MS
Atualizado às 03h54
18°
Chuva fraca Máxima: 27° - Mínima: 20°
18°

Sensação

20 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Mais ALEMS
Municípios
Cortesia Doe Sangue
Últimas notícias
Old School Conveniência
Mais lidas
AACC
Cortesia Hemosul
Café Marita