A hora é agora

Testes rápidos de HIV serão ofertados em shopping em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids

O local da ação foi escolhido levando em consideração o grande fluxo de pessoas e o fato de já abraçar o programa A Hora é Agora.

29/11/2019 18h18
Por: Redação 2
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Campo Grande

Atenta ao Dia Mundial de Combate à Aids, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Shopping Pátio Central, irá realizar nesse sábado (30) uma ação extramuro de detecção de HIV na população. Serão feitos testes rápidos, que trarão o resultado em poucos minutos.

A data em alusão à doença é celebrada no dia 1º de dezembro, onde também se inicia a campanha Dezembro Vermelho, que é um alerta sobre o tema. O local da ação foi escolhido levando em consideração o grande fluxo de pessoas e o fato de já abraçar o programa A Hora é Agora.

A ação acontecerá das 8h às 16h desse sábado e pretende realizar a testagem em, pelo menos, duzentas pessoas que estiverem no local. A gerente técnica do programa de HIV alerta para a necessidade do início imediato do tratamento. “Como o resultado do exame sai em poucos minutos, é possível saber com rapidez que deu positivo, e quanto isso acontece, encaminhamos o paciente ao CTA [Centro de Testagem e Aconselhamento] para que inicie o tratamento o mais rápido possível e tenha qualidade de vida”, explica.

Em Campo Grande, somente em 2019, foram registrados 251 novos casos de pessoas com HIV, a maioria deles, cerca de 98% dos registros, são em pacientes entre 20 e 49 anos de idade. Até o dia 27 de novembro, foram apenas duas ocorrências a menos nessa faixa etária comparado a todo o ano de 2018.

Durante a ação, além dos testes rápidos, também serão oferecidos materiais informativos e insumos de prevenção, como preservativos e géis lubrificantes. Os testes poderão ser realizados por todos que passarem pelo local, sem restrição de idade.

A HORA É AGORA

O shopping Pátio Central já dá suporte a outro braço do combate à Aids. No local está um armário para a retirada de autotestes, que é feita de forma anônima, para a preservação da identidade do usuário.

O programa a Hora é Agora é destinado exclusivamente para homens gays ou que fazem sexo com outros homens, os chamados HSHs, já que é nesse nicho que está o maior registro de novas contaminações pelo vírus do HIV.

Nos nove primeiros meses do ano foram registrados novos 205 casos de HIV em homens, no mesmo período 59 mulheres foram diagnosticadas com a doença. Mesmo com os números alarmantes, há ainda quem tema o exame por medo de um resultado inesperado.

Através do site www.ahoraeagora.org o usuário poderá solicitar kit de autotestagem para o HIV e retirá-lo de forma anônima no armário.

O projeto “A Hora É Agora” é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC) e PEPFAR (siga em inglês do “Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Aids”, iniciativa governamental dos Estados Unidos para lidar com a epidemia global de HIV/aids).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Campo Grande - MS
Atualizado às 21h27
26°
Poucas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 21°
27°

Sensação

13 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
Café Marita
Municípios
Espetaculo Delivery
Últimas notícias
Old School Conveniência
Mais lidas
AACC