Quarta, 09 de Julho de 2025
21°

Tempo limpo

Campo Grande, MS

Geral Educação!

Rede de educação infantil será ampliada com novas vagas em áreas com maior demanda

Iniciadas até o ano de 2013 e paralisadas desde 2015/2016, as obras das Emeis estão sendo retomadas

04/07/2025 às 09h39
Por: Redação
Compartilhe:
Fotos: Ana Paula Fernandes/CGNotícias
Fotos: Ana Paula Fernandes/CGNotícias

Mais crianças na escola e unidades de ensino concluídas. Esse é o reflexo do avanço nas obras de educação infantil que estavam paradas em Campo Grande e que agora voltam a caminhar com cronograma definido e recursos garantidos.

O pacote prevê a entrega de onze unidades da Rede Municipal, com expectativa de criação de quase 4 mil novas vagas para crianças de 0 a 5 anos.

As obras em execução de Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) foram retomadas pela atual gestão, que há mais de uma década aguardavam conclusão. As unidades estão em diferentes estágios — com parte já em execução e outras com licitação prevista para os próximos meses.

São investimentos superiores a R$ 20 milhões em bairros com déficit histórico de vagas, priorizando infraestrutura de qualidade e atenção à primeira infância.

“A entrega dessas unidades representa muito mais do que novas salas de aula: é uma reparação histórica. Com planejamento e responsabilidade, estamos garantindo estrutura adequada, acolhimento de qualidade e mais oportunidade para as famílias que mais precisam”, afirma a prefeita Adriane Lopes.

Mais do que destravar obras paradas, a atual gestão tem adotado medidas objetivas e necessárias para enfrentar gargalos antigos da educação infantil, desenvolvendo ações para que as unidades escolares saiam do papel.

Unidades com entregas programadas

Duas Emeis estão com entrega prevista ainda para este ano: São Conrado e Oliveira III, cada uma com capacidade para atender 350 crianças. Somadas, irão ampliar em 700 o número de vagas na educação infantil já em 2026.

A primeira obra finalizada dentro do pacote foi a Emei Inápolis, entregue em junho de 2024 e nomeada “Dulce Coutrim de Freitas”. Atualmente, a unidade atende cerca de 200 crianças matriculadas.

Para 2026, estão previstas as entregas das Emeis Popular, Jardim Anache e Jardim Radialista. Também integram o cronograma de obras duas escolas municipais de ensino fundamental: Celina Martins Jallad e Profª Maria Regina de Vasconcelos Galvão, que terão quadras construídas; já na Escola Municipal Orlandina Oliveira Diniz, onde a quadra atual não é coberta, a estrutura será ampliada com cobertura até o próximo ano.

Outras cinco Emeis terão suas obras retomadas até o próximo ano e contemplam diferentes regiões da cidade. São elas: Jardim Talismã, Moreninha II, Jardim Colorado, Serraville e Jardim Nashville, cada uma com capacidade para 350 crianças. Juntas, essas unidades vão acrescentar 1.750 vagas à rede municipal.

Iniciadas até o ano de 2013 e paralisadas desde 2015/2016, as obras das Emeis estão sendo retomadas com previsão de estarem todas em execução até 2026. A medida atende à crescente demanda por vagas na educação infantil e busca ampliar a estrutura da Rede Municipal de Ensino em regiões com histórico déficit de atendimento.

Além do impacto direto na oferta de vagas, as obras também geram empregos no setor da construção civil e movimentam a economia local. O objetivo é garantir espaços adequados e seguros para o acolhimento de crianças de 0 a 5 anos em diferentes bairros da Capital.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Campo Grande - MS
Campo Grande - MS
Sobre o município Campo Grande é um município brasileiro da região Centro-Oeste, capital do estado de Mato Grosso do Sul. Reduto histórico de divisionistas entre o sul e o norte, Campo Grande foi fundada por mineiros, que vieram aproveitar os campos de pastagens nativas e as águas cristalinas da região. A cidade foi planejada em meio a uma vasta área verde, com ruas e avenidas largas e com diversos jardins por entre as suas vias. É uma das cidades mais arborizadas do Brasil e 96,3% das casas contam com sua sombra
Ele1 - Criar site de notícias