A Polícia Federal, em operação conjunta com a Receita Federal, deflagrou na manhã desta quarta-feira (16/4) em Campo Grande-MS, duas operações – Tatu-Bola e Bad Tires – com o objetivo de reprimir a comercialização de pneumáticos importados ilegalmente.
Ao todo, 17 mandados de busca e apreensão são cumpridos nas ações realizadas pela Polícia Federal e Receita Federal. Em 2023, os dois órgãos já haviam atuado contra o mesmo tipo de crime no Estado.
As investigações indicaram que os pneus eram transportados de forma irregular, com uma unidade inserida dentro da outra (técnica conhecida como “bola”), o que provoca deformações nas estruturas e compromete a segurança dos produtos.
A prática é considerada ilegal e coloca em risco a integridade dos consumidores.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em oito centros automotivos e em residências ligadas aos responsáveis pelas empresas investigadas, com os alvos situados nos municípios de Campo Grande, onde há 16 determinações judiciais, e Bonito, com uma.
Conforme a Receita Federal, as investigações tiveram início após prisão em flagrante de dois motoristas, que transportavam grande quantidade de pneus adquiridos no Paraguai para entregar em centros automotivos da capita.
Durante os trabalhos, foi possível identificar os responsáveis pelas encomendas e também pelos pagamentos das cargas. Ambos são alvos das duas operações que ocorrem de forma simultânea nesta quarta.