Quarta, 26 de Março de 2025
32°

Tempo nublado

Campo Grande, MS

Polícia Drogas!

PF e SENAD/PY dão início à 48ª fase da Operação Nova Aliança

Uma aliança estratégica no combate ao tráfico internacional de drogas, crimes transnacionais, crimes ambientais e proteção dos povos originários

11/03/2025 às 15h51
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação/PF
Foto: Divulgação/PF

Assunção/PARAGUAI - A Polícia Federal, em conjunto com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD/PY) e com o apoio da Força Tarefa Conjunta e do Ministério Público Paraguaio, iniciou nessa segunda-feira, 10/3, a 48ª fase da Operação Nova Aliança, maior operação policial em cooperação internacional de que se tem registro no mundo.

O objetivo da Operação Nova Aliança é a erradicação de plantios ilícitos de cannabis em território Paraguaio e o combate ao crime organizado, com forte influências do PCC (Primeiro Comando da Capital).

Em um simples comparativo, segundo a UNODC aproximadamente 5.000 toneladas de maconha são apreendidas em mais de 1.000.000 de operações policiais, e a Nova Aliança alcança números semelhantes a cada seis operações realizadas.

No ano de 2024, nas 6 etapas realizadas, a Operação Nova Aliança erradicou quase 4.500 toneladas da droga, aproximadamente 90% do que se apreende anualmente em operações policiais realizadas em todo o planeta, de acordo com os dados da própria UNODC.

Ação mobiliza agentes brasileiros e paraguaios - Foto: Senad

Estima-se que aproximadamente 70% da produção anual de maconha no Paraguai ocorra no primeiro semestre, devido às condições climáticas favoráveis da região de plantio, nesse contexto, as operações de erradicação realizadas nesse período tendem a apresentar resultados mais eficazes.

Esta fase da operação ocorrerá em área de fronteira do Brasil com o departamento de Amambay/Paraguai, conhecido por ocultar grandes cultivos ilícitos de maconha.

A erradicação ocorre também em reservas naturais e regiões onde habitam comunidades indígenas, coibindo também crimes ambientais conexos e contra os povos originários daquela região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias