A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio do Sistema Municipal de Planejamento (SMP), convida a população a enviar sugestões para a definição das prioridades a serem observadas na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) – documento que detalha as previsões das receitas que a Prefeitura de Campo Grande irá arrecadar e fixa as despesas para o ano seguinte.
A colaboração popular deve ser realizada entre o período de 12 de março a 7 de abril pelo endereço eletrônico http://campogrande.ms.gov.br/orcamento. Para participar, basta responder de maneira on-line ao questionário disponível.
Para a diretora-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Berenice Maria Jacob Domingues, o Orçamento Comunitário Participativo é um instrumento de transparência e previsto no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Campo Grande (PDDUA) – Lei Complementar n. 341, de 4 de dezembro de 2018 e suas alterações. “Pretendemos ampliar a participação social, que a população tenha voz na discussão do orçamento municipal e na definição de obras e ações prioritárias. Para nós, é importante saber quais são as demandas dos moradores. Por isso, convidamos todos a participarem e nos ajudarem a definir os investimentos prioritários para 2026”.
Em 2024, 25.886 pessoas exerceram a cidadania e participaram da escolha das obras, serviços e ações sociais para seus bairros. O número superou a participação em 2023, quando 10.640 campo-grandenses contribuíram para o planejamento orçamentário.
Como funciona o Orçamento Comunitário Participativo
A Coordenação do SMP promove anualmente a discussão da priorização de obras, serviços e ações sociais para orientar a elaboração da peça orçamentária anual da Prefeitura Municipal de Campo Grande.
A população sugere prioridades e os Conselheiros Regionais, membros dos sete Conselhos das Regiões Urbanas de Campo Grande, votarão as principais prioridades de cada Região Urbana. O resultado da votação é encaminhado aos órgãos e entidades competentes da administração pública municipal para conhecimento e verificação da possibilidade de atendimento.
Reuniões Públicas
Conforme o Edital n. 12/2025/SMP, de 28 de fevereiro de 2025, as reuniões públicas acontecerão entre os dias 15 de março a 7 de abril. Além das sete Regiões Urbanas, os distritos de Anhanduí e Rochedinho também participarão do processo do Orçamento Comunitário Participativo.
Distrito de Anhanduí
Distrito de Rochedinho
Região Urbana do Lagoa
Região Urbana do Bandeira
Região Urbana do Prosa
Região Urbana do Imbirussu
Região Urbana do Centro
Região Urbana do Anhanduizinho
Região Urbana do Segredo