Duas cidades de Mato Grosso do Sul registraram tremores de terra nesta semana, conforme a RSB (Rede Sismográfica Brasileira). O primeiro tremor ocorreu em Miranda, cidade distante 203 km de Campo Grande, às 2h42 de terça-feira (26).
O segundo ocorreu às 9h49 de quarta-feira (27), a 220 km do primeiro município, em Ladário, cidade distante 426 km de Campo Grande. O primeiro sismo teve magnitude 2.1 Mlv e o segundo, de magnitude 2.1 mR.
No entanto, não há razão para desespero. Mato Grosso do Sul ainda não está sob ameaça do fenômeno que deixa um rastro de destruição em cidades norte-americanas.
Segundo a RSB, os abalos foram imperceptíveis para os moradores. Ambos os sismos foram registrados pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira e analisados pelo Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo).
“Até o momento, não recebemos informações de que os abalos sísmicos tenham sido sentidos pela população.” Rede Sismográfica Brasileira
Ainda conforme a entidade, os tremores de terra de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil. Em geral, esses pequenos sismos são causados por pressões geológicas que movem pequenas fraturas na crosta terrestre.