O Palmeiras perdeu para o Botafogo na última terça-feira, no Allianz Parque, por 3 a 1, e ficou mais distante do título do Campeonato Brasileiro. O clube alviverde agora não depende mais de si e precisa secar o Glorioso para conquistar o troféu.
Restam duas rodadas para o fim da Série A do Brasileiro. O Verdão é o segundo colocado, com 70 pontos, três abaixo do líder Botafogo.
Embora a equipe de Abel Ferreira esteja atrás dos cariocas na tabela, ainda há chances matemáticas de erguer a taça. Existem três cenários possíveis para um desfecho favorável ao Alviverde. Veja abaixo:
Se o Palmeiras ganhar os próximos dois jogos: neste caso, o time teria que torcer por, pelo menos, uma derrota do Botafogo nas duas rodadas restantes. Ou então por dois empates dos cariocas. Caso os times empatarem em número de pontos, o Verdão levaria a melhor pela quantidade de vitórias.
Se o Palmeiras vencer um jogo e empatar em outro: neste cenário, o Botafogo só poderia somar mais um ponto nas próximas duas rodadas. Assim, na pior das hipóteses, as equipes empatariam em pontuação, mas o Verdão, mais uma vez, ganharia o título pelo número de triunfos.
Se o Palmeiras vencer um jogo e perder em outro: desta maneira, restaria ao Alviverde torcer por duas derrotas do Botafogo. Os times também empatariam em pontos, e os paulistas ficariam à frente pelo número de triunfos conquistados.
Não há chances do Palmeiras ser campeão brasileiro caso o time não ganhe pelo menos um dos últimos dois jogos do Brasileirão. Nem mesmo se o Botafogo for derrotado duas vezes.
Apesar de ver o taça mais distante, o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, e o goleiro Weverton não jogam a toalha. O arqueiro, inclusive, afirmou em entrevista coletiva que o clube lutará "até o fim". Já o treinador crê que "não há nada decidido", embora reconheça o favoritismo dos cariocas.
O Alviverde retorna a campo na próxima quarta-feira. A equipe visita o Cruzeiro no Mineirão, às 21h30 (de Brasília), pela penúltima rodada da Série A. No último jogo, encara o Fluminense no Allianz Parque.
Do outro lado, o Botafogo mede forças com o Internacional, na próxima quarta-feira, no Beira-Rio, e depois enfrenta o São Paulo, no Nilton Santos.