Segunda, 02 de Dezembro de 2024
26°

Chuvas esparsas

Campo Grande, MS

Geral Ordem do Dia!

Sete projetos do Poder Executivo estão na pauta da sessão desta terça-feira

As sessões plenárias podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais da Casa de Leis

26/11/2024 às 07h13
Por: Redação Fonte: Agência ALEMS
Compartilhe:
Sessão plenária na Assembleia Legislativa é aberta para a participação de toda população - Foto: Wagner Guimarães
Sessão plenária na Assembleia Legislativa é aberta para a participação de toda população - Foto: Wagner Guimarães

Os deputados devem analisar e votar, em primeira discussão, sete projetos de autoria do Poder Executivo, durante a sessão ordinária desta terça-feira (26) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).

A sessão, realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, na Casa de Leis, tem início às 9h, e é aberta à imprensa e à sociedade em geral.

Entre as propostas, está o Projeto de Lei 240/2024, que prorroga até 31 de dezembro do próximo ano o prazo de vigência do Plano Estadual de Educação (Lei 4.621/2014). A prorrogação, conforme justifica o Governo, é necessária para se assegurar a continuidade das políticas educacionais até a conclusão do processo de elaboração do novo Plano Nacional de Educação (PNE).

Também está na pauta o Projeto de Lei 241/2024, que propõe alterações em dispositivos da Lei 4.820/2016, que dispõe sobre as normas que regulam a obrigatoriedade de prévia inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal destinados ao consumo. O objetivo, de acordo com a justificativa, é garantir segurança jurídica ao ato administrativo de lavratura de auto de infração por agentes da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (Iagro).

Os deputados também devem votar o Projeto de Lei 242/2024. A proposta altera a Lei 4.135/2011, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.  

Outra proposição pautada para esta terça-feira é o Projeto de Lei 243/2024, que altera a redação de dispositivo da Lei 6.035/2022. O objetivo da redação proposta, segundo informa o Executivo, é estabelecer que a atividade de auditoria exercida pelos auditores independentes deve observar as normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Os parlamentares devem votar também o Projeto de Lei 244/2024, que trata sobre medidas de incentivo à pesquisa, ao desenvolvimento científico e tecnológico e à inovação no Estado de Mato Grosso do Sul, institui o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI/MS), além de criar o Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCT&I/MS) e instituir o Fundo Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (FUNECTI).

Está pautado também para a sessão de hoje o Projeto de Lei 249/2024, que modifica as Leis 5.258/2018 e 5.175/2018. A primeira normativa, entre outras disposições, trata sobre a reorganização da carreira de Gestão de Tecnologia da Informação, integrada por cargos efetivos do Grupo Ocupacional Gestão Governamental do Plano de Cargos, Empregos e Carreiras do Poder Executivo. A segunda lei diz respeito à reorganização das carreiras Gestão do Sistema Único de Saúde e Gestão de Serviços Hospitalares do Grupo Saúde Pública, entre outras medidas.

Deve ser votado, ainda, o Projeto de Lei 250/2024, que altera a Lei 3.671/2009, que dispõe sobre a organização da carreira Assistência Jurídica, integrante do Grupo Gestão Governamental do Plano de Cargos, Empregos e Carreiras do Poder Executivo.

Serviço

As sessões plenárias podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais da Casa de Leis:  TV ALEMS no canal 7.2, sinal aberto, canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias