Nos últimos anos, várias cidades transformaram seus mercados tradicionais em points gastronômicos.
Como saborear comidas locais é uma das melhores formas de imersão em um novo destino, esses lugares são paradas essenciais nos itinerários de viagem.
Londres é a melhor cidade da Europa para mercadões
Londres leva o título de melhor cidade europeia para mercadões, com 33 mercados e uma classificação média de 4,5 estrelas.
A capital britânica é um destino gastronômico mundialmente renomado, com a cultura internacional distinta da cidade abrigando culinárias de todo o Reino Unido e de todo o mundo.
A Musement , plataforma de reserva de passeios, classificou quais são os mais populares da Europa, a partir de uma análise das menções no Instagram de 99 mercados.
Aqui vai o top 10:
Quem lidera o ranking, com mais de 500 mil menções, é o Borough Market , em Londres.
Localizado em Southwark , a dois passos de locais como a London Bridge e a London Tower , esse mercado vitoriano é o mais famoso e antigo da cidade.
A Espanha ocupa o segundo lugar no pódio graças ao mercado La Boquería .
Localizado na Rambla de Barcelona , o icônico mercado catalão com estrutura de ferro é um dos lugares mais emblemáticos da cidade e aparece em 170 mil publicações.
Marcado mais de 116 mil vezes, o Markthal de Rotterdam, nos Países Baixos , possui cerca de 100 estandes.
Aqui você pode comprar e saborear iguarias de diversas partes do mundo. Além disso, Markthal é uma verdadeira joia arquitetônica – não deixe de reparar na obra ‘The Horn of Plenty’, que cobre grande parte do teto.
Bem no centro de Munique , na Alemanha , o Viktualienmarkt já foi retratado mais de 90 mil vezes nas redes.
São vendidos em mais de 140 estandes produtos frescos, orgânicos e gourmet, além de frutas, flores e queijos. E quem desejar comer algo rapidamente ou beber uma cerveja gelada, não encontrará lugar melhor.
Graças à sua ampla oferta gastronômica internacional e aos inúmeros locais da moda, o Naschmarkt de Viena , na Áustria, tornou-se um ponto de encontro para os locais.
Além disso, muitos viajantes vêm até aqui para desfrutar do emblemático mercado de pulgas aos sábados. O local aparece em mais de 78 mil menções.
As belas salas envidraçadas de Torvehallerne, na capital dinamarquesa, são uma explosão de cores que aparece em quase 60 mil posts.
Copenhague tornou-se um dos principais destinos gastronômicos nos últimos anos, e um dos pratos estrela do mercado é o Smorrebrod, um sanduíche aberto cuja versão mais típica é com arenque ou salmão.
Considerado o mercado gastronômico mais emblemático de Madrid , o Mercado São Miguel foi inaugurado em 1916 e já foi publicado mais de 59 mil vezes.
Uma das experiências gastronômicas imperdíveis por aqui são os sorvetes artesanais de Joan Roca, o famoso chef com três estrelas pelo Guia Michelin.
Com pouco mais de 59 mil menções, o Leadenhall Market está localizado no coração de Londres .
A sua arquitetura espetacular supostamente serviu de inspiração para o próprio Beco Diagonal nos filmes de Harry Potter. O local era apenas um mercado de carnes quando foi construído no século 14, mas hoje há inúmeros bares, lojas e restaurantes em seu interior.
Já no leste de Londres, o Old Spitalfields Market é o lugar para encontrar roupas vintage, saborosa comida de rua e muita arte.
O lugar, que tem cerca de 54 mil menções nas redes, existe há mais de 350 anos e atualmente abriga 41 estandes dedicados à gastronomia.
O mercado Kauppatori é um dos mais importantes da Finlândia : oportunidade de saborear alguns dos produtos mais típicos da região, como o salmão ou o arenque fresco.
O local está muito próximo de pontos de interesse na capital Helsique , como o Palácio Presidencial e os Paços do Conselho . Mais de 44 mil postagens no Instagram retratam o local.