Policiais da DEFRON (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), no âmbito da Operação Protetor, durante diligências na região de Ponta Porã/MS receberam informações de que em uma chácara no Distrito de Nova Itamarati estava ocorrendo uma movimentação estranha, de veículos entrando e depois saindo carregados com objetos ou substancias ilícitas.
Diante da suspeita de ocorrência de supostos crimes de tráfico de drogas, contrabando ou descaminho, os policiais se deslocaram até a localidade e lograram êxito na localização da chácara, que não possuía portões, e visualizaram que nos fundos havia um galpão.
No local os policiais chamaram pelos ocupantes, mas não havia ninguém no momento e diante do local estar aberto foram vistoriar o galpão, onde encontraram um veículo Toyota/Corolla, de cor preta, ano/modelo 2010/2011, carregado com diversos tabletes de substancia análoga a maconha.
Diante dos fatos, o veículo e o entorpecente foram removidos para a sede da DEFRON, município de Dourados/MS, local em que a autoria será investigada.
A droga foi pesada e totalizou 703 Kg de maconha, material avaliado em cerca de R$ 1.406.000,00 (um milhão e quatrocentos e seis mil reais) nos grandes centros.