Quarta, 19 de Fevereiro de 2025
32°

Parcialmente nublado

Campo Grande, MS

Internacional Eleições!

Dois grupos cruciais devem decidir eleição dos EUA, diz especialista

Mulheres e eleitores não-brancos devem ser determinantes para escolha do próximo presidente americano

04/11/2024 às 07h22
Por: Redação Fonte: CNN Brasil
Compartilhe:
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

A pesquisa final de Iowa divulgada neste fim de semana mostrou Kamala Harris ligeiramente à frente do ex-presidente Donald Trump na eleição americana — em um estado que ele havia conquistado anteriormente — em parte graças ao apoio entre as mulheres à vice-presidente, destacando o papel que o gênero desempenhou nesta eleição.

Essa lacuna de gênero também foi vista em outros estados, disse Sara Sadhwani, professora assistente de política no Pomona College.

Mas, avalia ela, essa lacuna de gênero se rompe ao longo das linhas de realização educacional — o que significa que mulheres com diplomas universitários tendem a dar mais apoio a Harris, enquanto homens e mulheres sem diplomas universitários inclinam para o outro lado.

E essas mulheres podem ter uma forte influência na eleição, pois tendem a ser um bloco de votação mais confiável, acrescentou ela. Embora Trump tenha o apoio de muitos jovens, essa demografia nem sempre é confiável — o que significa que eles podem não comparecer para votar, talvez porque “eles nem sempre veem o resultado de uma eleição como algo que realmente os beneficiará no futuro”, Sadwhani disse à Rosemary Church da CNN nesta segunda-feira (4).

Comunidades de imigrantes e pessoas de cor também desempenham um papel significativo, disse Sadwhani. Ela apontou para a Pensilvânia, onde há cerca de 100.000 eleitores indianos-americanos e uma grande proporção de porto-riquenhos-americanos — que poderiam ser potencialmente influenciados por Harris após a piada ofensiva contra Porto Rico feita recentemente em um comício de Trump.

“Particularmente nas últimas semanas, Donald Trump entrou em fúria… castigando comunidades de imigrantes e estereotipando-as, de maneiras que certamente nem sempre agradam a muitas dessas comunidades”, disse ela.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias