Sempre que dezembro se aproxima chegam também as festas, as confraternizações e a preparação para a ceia de Natal e Ano Novo. Se você gosta de cozinhar para si e para convidados, essa é a melhor época para exibir seus dotes culinários com pratos diferenciados e saborosos.
Não canso de declarar o meu amor às festas de fim de ano. De uns tempos pra cá, essa brincadeira ficou ainda mais legal porque é mais uma oportunidade para cozinhar alguma delícia para a família.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. O peru é o prato mais tradicional, tendo sido usado desde o século XVI na Europa. Recentemente, no Brasil, o pernil de porco e o frango passaram a estar muito próximos do peru na ceia de Natal.
Confira sugestões de receitas de Natal incríveis para servir neste fim de ano!
O salpicão é aquela receita tradicional que costuma causar muita controvérsia: há quem ame e quem odeie. Por isso, vale a pena conferir os gostos da sua “clientela” para descobrir se gostam ou não de misturar doces e salgados. Assim, você pode adaptar o salpicão ao gosto dos convidados.
TEMPO DE PREPARAÇÃO - 20 mins
TEMPO PARA COZINHAR - 20 mins
TEMPO TOTAL - 20 mins
QUANTIDADE - 4 pessoas
INGREDIENTES
MODO DE PREPARO
Refogue o frango desfiado com a cebola e o alho até que esteja tudo douradinho,
Misture a maionese ao creme de leite e reserve,
Agora chegou a hora de misturar o frango com a cenoura, as uvas passas, a maçã, o milho e a ervilha, tempere com sal, pimenta e a cebolinha,
Adicione o creme e mexa bem até que tudo esteja bem distribuído,
Finalize com a batata palha e sirva.
O cuscuz preparado com curry, que é um tempero levemente picante, ganha ainda mais sabor e textura com a mistura de uvas-passas e castanhas. Experimente e impressione os convidados com seu cardápio de Natal.
INGREDIENTES
MODO DE PREPARO
Prepare o caldo, dê preferência por um bom caldo caseiro, use legumes, cebola, alho e o que tiver em casa para deixar bem saboroso. Caso prefira, use caldo industrializado, mas lembre-se que não é nada saudável.
Em um recipiente pequeno com água, coloque as uvas-passas e deixe hidratar por uns 15 minutos, escorra e reserve.
Corte o frango em pequenos cubos, tempere com sal, páprica, sálvia e ou manjerona, um pouco de suco de limão e deixe tomar gosto.
Em uma frigideira regue um fio de azeite de oliva, doure as cebolas até começarem a murchar, adicione o frango e refoque, polvilhe uma colher (café) de curry e continue dourando, tampe a frigideira e cozinhe por mais alguns minutos. O tempo suficiente para garantir o cozimento do frango, adicione as castanhas e desligue o fogo.
Aqueça o caldo (coado) até ferver, adicione uma colher (café) de curry, coloque o azeite de oliva, ajuste o sal e desligue o fogo. Adicione o cuscuz marroquino, misture, coloque a tampa e deixe descansar por 5 minutos, depois disso, coloque a colher de manteiga e mexa para misturar e soltar o cuscuz.
Adicione a mistura de frango, cebola e castanhas, as passas, misture bem e sirva.
Essa receita serve 2 pessoas generosamente.
Se você costuma achar a carne do peru um pouco seca, essa receita pode mudar sua opinião sobre a ave. Como ela é preparada sendo assada lentamente com a manteiga, o prato fica macio e suculento, pois absorve o molho. Vale tentar!
INGREDIENTES
MODO DE PREPARO
1- Primeiramente faça o processo de descongelamento do peru conforme as instruções da embalagem. Retire todo conteúdo de dentro do peru que são os miúdos e descarte ou reserve para outra receita.
2- Regue todo o peru com o vinho e o suco de limão.
3- Dentro do peru, adicione ervas e um limão siciliano cortado ao meio.
4- Prenda as asas junto do peito com um palito e amarre as duas pernas, assim ficarão alinhadas no momento de servir.
5- Para a manteiga de ervas finas: Em uma tigela coloque a manteiga em temperatura ambiente adicione as folhas de manjericão cortadas, as folhas de orégano e tomilho. Tempere com raspas de limão, alho, sal e pimenta do reino. Misture bem.
6- Coloque o peru em uma travessa e delicadamente levante a pele do peito, empurrando-a com a mão. Coloque a manteiga entre a carne e a pele (esse processo manterá a carne da sua ave suculenta).
7- Após, pincele toda a superfície do peru com a manteiga de ervas finas.
8- Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido a 220° por aproximadamente 1 hora e 40 minutos, ou até o o termômetro saltar, avisando que sua ave está assada. Na metade do tempo regue com o caldo da travessa, e pincele o peru com a manteiga de ervas.
9- Após, retire o papel alumínio, pincele novamente com a manteiga de ervas e retorne ao forno a 240° por aproximadamente 20 minutos para dourar.
10- Retire os palitos e a linha utilizada para amarrar as pernas. Disponha o peru em uma travessa com uma base de farofa e tomilho.
Outra ideia suculenta de preparo do tradicional peru de Natal. A combinação do pêssego e do alecrim traz mais sabor e umidade para a carne do peru. Se você e sua família adoram a mistura de doce e salgado, essa receita tem que ser a estrela da sua ceia!
Rendimento: 10 porções
INGREDIENTES
– Para a marinada
– Para a ave
. Mistura para cavidade do peru
. Mistura para colocarmos entre a pele e o peito do peru
– Para os pêssegos
– Para o molho
– Para a decoração
MODO DE PREPARO
1. Bata no liquidificador as especiarias até virar pó. Acrescente os cabos de salsa, as folhas de tomilho e louro, a cebola, o alho, o alho poró, o aipo, a cenoura, o suco de laranja, o balsâmico e o vinho branco. Bata muito bem para obter um líquido para marinar bem homogêneo.
2. Coloque o peru num recipiente fundo e cubra com a marinada. Feche bem com plástico filme e leve para a geladeira para marinar durante 12 horas. Vire a ave a cada 3 horas para que todos os lados possam ficar na marinada.
3. Retire o peru da marinada. Peneire o líquido para obter um caldo fino para regar o peru. Seque a ave com papel absorvente e coloque num tabuleiro untado com manteiga. Tempere o interior do peru com sal e pimenta do reino branca moída e coloque a mistura de alho e ervas do cozimento dentro desta cavidade.
4. Misture a manteiga pomada com o alecrim picadinho e tempere com sal e pimenta branca moída. Solte delicadamente a pele da carne do peito e das coxas do peru. Espalhe a manteiga temperada sobre a carne e friccione a pele espalhado bem a manteiga. Tempere a parte exterior com sal e pimenta. Salpique alguns pedacinhos de manteiga. Amarre as “pernas” do peru e cubra com papel alumínio. Leve ao forno a 200°C.
5. Após 15 minutos de cozimento abaixe o forno para 170°C e regue o peru com o líquido da marinada. Repita esta operação a cada 20 minutos até que o peru esteja assado. O tempo de cozimento deverá ser aproximadamente 2 horas e meia.
. Pêssego
1. Numa frigideira derreta a manteiga e acrescente o açúcar. Quando começar a ferver acrescente o suco de laranja. Mexa bem até dissolver totalmente. Deixe reduzir a 1/3. Corte os pêssegos em 4 partes e coloque na frigideira com a mistura de açúcar e laranja bem quente.
2. Deixe os pêssegos cozinharem sem perder a consistência. Retire do fogo e deixe esfriar. Retire então a pele de cada um deles. Reserve. Separe algumas partes de pêssego para a guarnição e processe o restante para obter um purê de pêssego para o molho.
. Molho de pêssego com canela
1. Numa panela aqueça o azeite para suar o gengibre com o alho e a pimenta dedo de moça. Acrescente o líquido da marinada, o purê de pêssego cozido, a canela e o caldo de frango escuro. Leve ao fogo e assim que ferver abaixe o fogo e deixe reduzir a metade. Tempere com sal e pimenta. Peneire e reserve.
. Gloss
1. Numa panela misture o caldo de cozimento com o mel e o vinagre balsâmico. Leve ao fogo e deixe reduzir até ficar com a consistência de xarope.
2. Deixe esfriar. Pincele o peru com o gloss para ficar brilhante
. Montagem
1. Coloque o peru no centro da travessa, retoque com o gloss. Retire a linha que amarra os pés do peru. Amarre então os pés com ráfia. Coloque a farofa na cavidade do peru e os pêssegos ao redor. Salpique framboesas frescas e alguns raminhos de alecrim. Decore com galhos de alecrim, castanhas quebradas, canela e anis estrelado.
Dicas para deixar o seu peru ainda mais saboroso
. Programe o descongelamento do peru. Retire a ave do congelador, passe para a geladeira e deixe descongelar por 12 horas.
. Faça uma boa marinada. Quando a ave estiver totalmente descongelada providencie uma boa marinada. Coloque a ave num recipiente profundo bem coberto com a marinada. Utilize suco de laranja pois além de acrescentar um ótimo sabor com toque cítrico, a laranja deixa a carne mais macia.
. Espalhe manteiga entre a pele e a carne da ave. Solte delicadamente a pele do peito e das coxas. Coloque a manteiga temperada com sal, pimenta e ervas, entre a pele e a carne. Espalhe bem esta manteiga massageando a ave. Este procedimento ajudará a temperar a ave por igual e trará uma boa umidade para o cozimento.
. Regue constantemente a ave durante o cozimento. Regue o peru com o caldo da marinada peneirado a cada 20 minutos. A carne ficará mais úmida e macia, além de saborosa.
. Capriche no visual do peru. Não esqueça de cobrir os ossinhos da pata do peru para que não fiquem queimados e estrague a beleza da ave. Faça um “gloss” com mel, vinagre balsâmico e o líquido da marinada, para pincelar o peru antes de levá-lo à mesa. Ele ficará brilhante e ainda mais apetitoso. Coloque o peru numa bela travessa proporcional ao tamanho da ave e decore com especiarias e ervas como alecrim, tomilho e sálvia.
Para acompanhar, você pode fazer a sua farofa preferida ou então a nossa sugestão: farofa de alecrim. Se fizerem esse peru, contem pra gente depois? Feliz Natal!
O arroz à grega é figurinha carimbada nas celebrações em família e não podia ficar de fora do seu cardápio para a ceia de Natal. A receita é totalmente descomplicada e deliciosa. Afinal, quem resiste a um arrozinho colorido e bem temperado?
PREPARO - 60 MIN
RENDIMENTO - 6 PORÇÕES
INGREDIENTES
MODO DE PREPARO
Leve uma panela ao fogo com água, sal, um fio de óleo e espere ferver.
Adicione o arroz lavado e mexa bem.
Diminua o fogo, deixe a água secar e retire o arroz do fogo.
Em uma panela, leve uma caçarola ao fogo com a medida de manteiga e frite as passas e as ervilhas.
Despeje a mistura em uma tigela funda e junte a cebolinha verde, a cenoura, o pimentão, a cebola, a salsa e o parmesão.
Adicione o arroz cozido e misture tudo cuidadosamente.
Já esse arroz de Natal é a pedida certa para quem deseja impressionar os convidados com um acompanhamento nada convencional e muito rico em sabores e texturas. Em uma ocasião especial como o Natal, vale a pena experimentar algo novo!
Receita para 4 pessoas
INGREDIENTES
MODO DE PREPARO
Coloque para ferver a xícara de arroz selvagem mais a água filtrada. Quando ferver abaixe o fogo e deixe cozinhar por 45 minutos. Escorra e reserve. Pique os aspargos com uns 2 cm de espessura e a manga em cubos. Reserve. Numa panela coloque a manteiga e a cebola e alho picadinhos. Deixe refogar um pouco e misture os dois tipos de arroz: o selvagem e o normal (que já deve estar pronto). Adicione os aspargos e os cubos de manga, acerte o sal e adicione a cebolinha picada e pronto.
Uma receita com um toque adocicado para quem gosta da saborosa mistura de doce com salgado. O tender é uma carne típica de Natal e vai muito bem com a ceia da véspera.
Tempo de Preparo: 30 minutos de preparação + 1h de forno
Rendimento: De 8 a 10 pessoas.
INGREDIENTES
MODO DE PREPARO
1. Pra deixar o tender com carinha de “Natal”, fiz aquela ornamentação tradicional. Com uma faca bem afiada, fiz cortes não muito fundos no tender, tanto na horizontal quanto na vertical (apenas na parte que fica “pra cima” do tender). Nas interseções do corte, espetei cravinhos. Feito isso, reserve o tender em uma assadeira.
2. Misture o suco da laranja, o mel, mostarda, a manteiga e o vinho em uma tigela. Regue o tender com a mistura e leve ao forno pré-aquecido por 1h.
3. Na primeira meia hora, o tender ficará coberto com papel alumínio. Passados os 30 minutos, regue com o caldo e deixe assar sem o papel alumínio.
4. Como o tender já vem pronto, o tempo de forno é mais para dar um plus com o molho de sua preferencia.
5. Na hora de servir, monte uma “cama” de fatias de laranja e coloque o tender por cima. Se preferir, use abacaxis ou pêssegos, também fica muito bom!
Seja a sua família portuguesa ou não, o fato é que o bacalhau é um peixe que costuma agradar a muitos paladares. Vale a pena investir durante a ceia de Natal. Se possível, compre-o já limpo e em lascas, para facilitar o preparo. O queijo por cima completa o sabor!
Tempo de Preparo: 50 Minutos
Rendimento: 8 Porções.
INGREDIENTES
Para a cobertura do bacalhau gratinado ao forno
MODO DE PREPARO
Coloque o alho, tomate a cebola e o bacalhau no azeite e deixe até dourar, vá mexendo
Adicione azeitona e salsinha e desligue o fogo
Para a cobertura, bata as claras em neve, adicione as gemas, creme de leite e o sal
Em um refratário untado com azeite, adicione as rodelas de batata, o bacalhau refogado e a cobertura
Polvilhe o queijo parmesão e leve tudo ao forno aquecido até dourar
Pronto !
O delicioso recheio traz não só azeitonas, mas também cenouras raladas, alho em flocos, orégano, alecrim e tomilho. Uma maneira diferente de apresentar a tradicional carne suína no seu Natal.
Antes de tudo peça a um açougueiro de confiança para desossar o pernil de pouco mais de 5kg. Foi mantido o couro e formando uma manta de carne bastante ampla.
INGREDIENTES
Recheio
MODO DE PREPARO
Montagem
O recheio foi espalhado na manta que foi cuidadosamente enrolada com o couro para fora e amarrada com barbante, formando um cilindro vistoso. Por fora um pouco mais de sal, galhos das mesmas ervas do recheio. Um banho em um copo e meio de cachaça e aproximadamente um litro de suco de laranja.
A carne ficou cerca de quatro horas na marinada antes de ir ao forno. Foram três horas e meia assando em forno médio, a primeira metade do tempo coberto com papel alumínio.
Farofa
Para guarnecer o pernil recheado escolhemos uma tradicional farofa.
Primeiro derretemos cerca de 300g de bacon em cubinhos, em cuja gordura refogamos uma cebola picada graúda e uma cenoura grande ralada grossa.
Sobre o refogado colocamos, aos poucos, cerca de 600g de farinha de mandioca de boa qualidade e mexemos até a farinha incorporar os ingredientes e começar a tostar. Neste ponto juntamos quatro ovos cozidos picados e, já com o fogo desligado, porções generosas de salsinha e cebolinha picadas.
Que tal inovar na ceia e substituir o peru? Se lombinho já é gostoso, com bacon, é certeza de sucesso! Vale adicionar limão e ervas finas para dar um sabor ainda mais especial ao prato.
Porções: 8
Tempo de preparo: 15 minutos + 3 horas
INGREDIENTES
para o porco:
para a farofa:
MODO DE PREPARO
Corte o lombinho em manta (instruções abaixo) e reserve. caso você queira fazer uma marinada, siga as instruções do pato assado (a técnica é a mesma) com os ingredientes do porco (tomilho, cerveja, laranja, limão, alho e sal). a marinada deve ser feita na véspera e você pode deixar o lombinho descansando por 6-12 horas. caso contrário, comece do passo a seguir.
primeiro prepare a farofa. em uma frigideira grande, coloque o bacon cortado em cubinhos em fogo médio, até que esteja dourado. enquanto isso, pique os dentes de alho. adicione o alho à frigideira, mexa bem e deixe por 2 minutos. você só quer que ele fique macio, cuidado para não queimar. adicione o panko aos poucos e tempere com sal e pimenta. faça um buraco no meio da farofa e adicione a manteiga. misture bem e vá mexendo sempre, até o panko dourar. desligue o fogo, corrija o tempero e adicione o cheiro verde picado. reserve.
pré-aqueça o forno a 180ºc. abra o lombinho, tempere com sal e pimenta dos dois lados. disponha a farofa em cima do lombinho aberto, pressionando um pouco. enrole o lombinho de volta e feche com o barbante. coloque o lombinho em uma assadeira, junto com os outros ingredientes (tomilho, dentes de alho, cerveja, suco de limão, suco de laranja). cubra com papel alumínio e leve ao forno por 45-50 minutos. retire o papel e volte ao forno até dourar – cerca de 30 minutos.
enquanto o lombinho assa, prepare o limão siciliano. corte os limões em 4, no sentido do comprimento. retire os caroços. leve os limões para grelhar em um frigideira até estarem bem dourados. reserve.
retire o lombinho do forno e transfira para uma travessa. em uma panelinha, coloque uma colher de sopa de manteiga para derreter e depois uma colher de sopa de farinha de trigo. misture bem e deixe em fogo baixo. descarte os pedaços que ficaram na assadeira (alho, tomilho etc). transfira o molho da assadeira para a panelinha, aos poucos, mexendo bem. tempere com sal. se necessário, adicione um pouco mais de farinha de trigo, caso queira o molho mais espesso. fatie o lombinho e sirva com os limões e o molho à parte.
A lasanha é um prato bastante comum na mesa do dia a dia do brasileiro, porém essa tem um toque especial natalino. Aqui, a receita é preparada com tender em vez do tradicional presunto.
Uma lasanha feita com tender e queijo do reino é praticamente a receita do sucesso, né não? Impossível ficar ruim! E pra completar foi feita com massa pré-cozida, que sai do pacotinho direto pro refratário e depois, direto pro forno, simples assim =) Tão fácil que até a pequena veio me ajudar, ó a mãozinha dela ali salpicando o queijo #muitamor. Seguinte, separe:
INGREDIENTES
MODO DE PREPARO
Comece espalhando uma camada de molho de tomate no fundo de um refratário
Faça uma camada de massa de lasanha, deixando espaço entre uma e outra
Cubra com molho branco e faça uma camada de tender e uma de queijo
Cubra o queijo com molho de tomate e repita novamente as camadas
Cubra a última camada de massa com o molho branco e finalize com queijo picado
Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 10 minutos
Retire o papel alumínio, aumente a temperatura do forno para o máximo
Volte a lasanha para o forno e deixe até gratinar
Essa opção tradicional de rabanada difere das outras por ser frita na manteiga em vez do óleo regular. Além disso, a camada de ovos é complementada com o leite condensado. Vale a pena experimentar!
Rendimento - 8 a 10 fatias de rabanada
INGREDIENTES
MODO DE PREPARO
Fatie os pães com uns 1 1/2 cm cada fatia. Coloque o leite com o leite condensado num bowl e os ovos levemente batidos em outros. Passe a fatia de pão no leite e depois nos ovos e leve para a frigideira já quente em fogo médio com a manteiga. Use uma frigideira maior, assim você acomoda todas as fatias de pão e fica mais fácil para você administrar.
Depois que as fatias de pão estiverem douradas de um lado, vire-as com cuidado para fritarem do outro lado. Enquanto isso coloque o açúcar e a canela em pó num outro recipiente e a medida que as rabanadas forem ficando prontas, passe-as nesta mistura e coloque num travessa bonita.
Pronto, agora é só deixar esfriar e se deliciar.
A melhor parte dessa receita, além do fato de ser uma delícia, é que ela é muito fácil de preparar e leva apenas três ingredientes. Abacaxi em calda, creme para chantilly e bolo branco pronto (pode ser laranja, coco ou baunilha) são suficientes para fazer uma torta de Natal incrível.
A torta de abacaxi mais fácil que você já viu. Surpreenda seus convidados com essa receita de 5 minutos e somente 3 ingredientes
PREPARO - 5 mins
COZIMENTO - 1 min
PARA GELAR - 2 hrs
PORÇÕES - 6 pessoas
INGREDIENTES
MODO DE PREPARO
Prepare o chantilly conforme as intruções da embalagem
2 caixinhas de creme para chantilly
Esfarele um bolo e cubra o fundo de um refratário apertando levemente para nivelar
2 unidades de bolos brancos prontos
Regue a camada de bolo com metade da calda do abacaxi
1 lata de abacaxi em calda
Espalhe metade dos abacaxis em calda picados em cubos
1 lata de abacaxi em calda
Cubra com metade do chantilly
Repita o processo fazendo outra cama de bolo + calda + abacaxi picado + chantilly
Finalize com nozes picadinhas ou coco em flocos se preferir
Leve para gelar por pelo menos 2 horas antes de servir
Essa é a típica receita que vai deixar todo mundo “babando”, feita com um ingrediente que praticamente todo mundo gosta: o creme de avelã. Para testar em casa, separe biscoito Maizena, manteiga sem sal, creme de avelã, avelãs tostadas e trituradas, cream cheese e açúcar de confeiteiro.
INGREDIENTES
MODO DE PREPARO
1. Triture o biscoito no processador. Quando virar uma farinha, acrescente a manteiga e uma colher de sopa de creme de avelã. Misture até obter uma massa homogênea. Acrescente 3 colheres de sopa de avelã e processe mais um pouco. Você vai obter uma massa pesada. Se preferir, deixe alguns pedacinhos de biscoito e avelã triturados grosseiramente. Deixará sua cheesecake ainda mais saborosa.
2. Forre uma forma de fundo removível com a massa obtida. Pressione bem com as mãos ou com a ajuda de uma colher. Leve à geladeira para firmar.
3. Bata o cream cheese com o açúcar de confeiteiro até obter um creme uniforme. Acrescente o creme de avelã restante e continue batendo.
4. Pegue a forma com a massa e delicadamente espalhe o creme de cream cheese e creme de avelã sobre a massa.
5. Cubra o recheio com as avelãs restantes. Leve a torta para gelar por pelo menos 4h (se quiser, deixe de um dia para o outro, fica ainda melhor). Sirva ainda gelada!