Segunda, 23 de Maio de 2022
26°

Alguma nebulosidade

Campo Grande - MS

Cidades Bom caminho!

Projeto da Prefeitura quer oportunizar ensino médio profissionalizante para alunos da REME

Gerente do Sesi e Senai em Corumbá, Silvana Barros, destacou que a instituição está preparada para atender às escolhas curriculares que a Prefeitura solicitar

17/01/2022 às 14h21
Por: Redação Fonte: Prefeitura Corumbá
Compartilhe:
Projeto da Prefeitura quer oportunizar ensino médio profissionalizante para alunos da REME

O prefeito Marcelo Iunes, acompanhado pela secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania Amanda Iunes, visitou as instalações do Senai.

A Prefeitura de Corumbá estuda um modelo de parceria, com a instituição de ensino profissionalizante ligada à indústria, para que alunos egressos da Rede Municipal de Ensino (REME) possam cursar o ensino médio técnico no Senai.

“Foi um projeto que apresentamos à secretária Amanda Iunes, com a finalidade de permitir que alunos da nossa Rede Municipal de Ensino, ao concluírem o Ensino Fundamental, possam ingressar em um curso de nível médio integral. Um curso técnico para que saiam com o Ensino Médio concluído e profissionalizados em um curso do Senai”, explicou o prefeito Marcelo Iunes. Inicialmente, a proposta vai beneficiar 100 alunos por ano.

Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC

“Vamos oferecer seis itinerários técnicos para escolha dos alunos. Serão cursos de Biotecnologia, Mecatrônica, Energias Renováveis, Mineração, Programação de Jogos Digitais e Informática para Internet”, antecipou Amanda Iunes, secretária de Assistência Social e Cidadania.

Amanda informou que além dos cursos técnicos profissionalizantes, o projeto também vai incentivar a prática esportiva. “O aluno vai escolher a prática de uma dessas modalidades: natação, futebol e vôlei. Ele terá aulas duas vezes por semana para a prática de esporte. O projeto contempla três eixos, que são educação, curso técnico e esporte”, complementou.

Gerente do Sesi e Senai em Corumbá, Silvana Barros, destacou que a instituição está preparada para atender às escolhas curriculares que a Prefeitura solicitar. “Buscamos sempre parcerias, principalmente com a Prefeitura, para trazer qualificação aos nossos jovens que saem do ensino fundamental. Pensamos no futuro desses jovens. Nada melhor do que um curso técnico profissionalizante, concomitante com o ensino médio. Ele (o aluno) vai se formar em três anos no SESI, ensino médio e formar em um curso técnico escolhido. O curso que a Prefeitura escolher estamos prontos para atender”, disse.

Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC

“É uma iniciativa que quero parabenizar. Vejo que é uma preocupação do Município com o que está além da escola, que é a inserção no mercado de trabalho”, afirmou o coordenador técnico do Senai, Herlon Souza Sommerfeld.

Gerente de Políticas Públicas da Secretaria de Assistência Social, Hesley Sant’Ana, ressaltou que a iniciativa da Prefeitura vislumbra um futuro promissor para os alunos da REME de Corumbá. “É um olhar diferenciado do poder público para os nossos adolescentes e jovens da Rede Municipal de Ensino. A Prefeitura está oportunizando, a estes jovens estudantes, se qualificarem para o mercado de trabalho. Ele vai não apenas concluir seus estudos, no ensino médio, mas também se qualificar para o mercado de trabalho. Quando chegar aos 17, 18 anos ele não apenas terá encerrado esse ciclo do ensino médio, mas, também, estará qualificado para o mercado de trabalho”, completou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Corumbá - MS
Corumbá - MS
Sobre o município Corumbá (Banco de Cascalho no idioma tupi-guarani; é um município do estado de Mato Grosso do Sul. Possuía em 2018 população de 110.806 habitantes. É uma das mais antigas e conservada do MS, considerando a data de fundação do Forte Coimbra em setembro de 1775. A criação da cidade de Santiago de Xerez de 1593 e das instalações de povoações jesuíticas da ocupação espanhola mesmo anteriores ao forte foram destruídas por bandeirantes luso-paulistas. É conhecida por sua diversidade cultural.
Ele1 - Criar site de notícias