Quarta, 26 de Janeiro de 2022
31°

Nuvens esparsas

Campo Grande - MS

Entretenimento Economia!

Quiche de arroz com couve, gorgonzola e figo (reaproveitamento)

A base da quiche pode ser preparada e pre-assada no dia anterior

03/01/2022 às 08h40 Atualizada em 03/01/2022 às 09h01
Por: Redação Fonte: Panelinha
Compartilhe:
Quiche de arroz com couve, gorgonzola e figo (reaproveitamento)

As sobra de arroz se transformam na base de uma quiche surpreendente, que tem tudo para virar sua nova receita favorita de reaproveitamento.

Os figos secos que sobrarem da mesa de frutas vão para o recheio e a decoração. Mas atenção: como a base é feita de arroz, o preparo tem seus segredos. Então siga o passo a passo direitinho.

Tempo de preparo - Mais de 2h

Serve Até 6 porções

PARA A MASSA - INGREDIENTES

  • 1 ½ xícara (chá) de arroz vermelho festivo cozido (ou as sobras de outro arroz)
  • 1 ovo
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

  1. Preaqueça o forno 180 ºC (temperatura média). Separe um refratário para assar tortas, sem fundo removível, de 22 cm de diâmetro.
  2. Corte 2 pedaços de papel-alumínio de 32 cm de comprimento e dobre cada um duas vezes formando 2 tiras grossas – elas serão usadas para desenformar a quiche.
  3. Unte generosamente o refratário com azeite. Disponha as duas tiras de papel-alumínio no refratário, formando uma cruz – pressione bem com as pontas dos dedos para aderir o papel ao fundo e à lateral. Unte também as tiras com azeite. Atenção: esta receita não dá certo na fôrma de fundo removível (o líquido do recheio escapa); precisa untar generosamente mesmo (a massa fica mais crocante e fácil de desenformar).
  4. Numa tigela, misture o arroz, o parmesão e uma pitada de sal. Em outra tigela pequena, quebre o ovo separando a clara da gema – reserve a gema para o recheio. Bata a clara com um garfo apenas para deixar mais fluida e junte  ao arroz. Misture bem com a espátula para envolver o arroz com a clara e o parmesão – são eles que dão liga à massa da quiche.
  5. Transfira a massa para o refratário e espalhe com as costas da colher, deixando o fundo mais fino que as bordas. Com a colher, nivele o fundo da massa formando uma camada uniforme e pressione bem de leve a massa na lateral para formar a borda da quiche, ela deve ficar com cerca de 3,5 cm de altura. 
  6. Leve a base da quiche ao forno para pré-assar por cerca de 20 minutos – a massa fica mais sequinha ao toque e as bordas começam a dourar.
  7. Retire a base do forno e espere esfriar em temperatura ambiente antes de colocar o recheio – se colocar o recheio na massa quente, ela absorve umidade e fica molenga.

PARA O RECHEIO - INGREDIENTES

  • 3 ovos
  • a gema reservada
  • ¾ de xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 2 folhas de couve pequenas
  • ⅔ de xícara (chá) de queijo gorgonzola esfarelado (cerca 80 g)
  • 2 figos secos
  • ¼ de colher (chá) de sal
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • figos secos a gosto para decorar a quiche

MODO DE PREPARO

  1. Assim que a base da quiche tiver amornado, preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
  2. Lave e seque as folhas de couve. Com as mãos, puxe e descarte os talos; rasgue as folhas em pedaços rústicos de cerca de 5 cm. Descarte o cabinho dos figos, corte cada um em tiras finas e as tiras em pedaços de 1 cm. 
  3. Numa tigela média, bata os ovos e a gema com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Acrescente o creme de leite, tempere com o sal, pimenta e noz-moscada a gosto e misture bem.
  4. Para a montagem da quiche: distribua metade do queijo sobre a massa, em seguida disponha as folhas de couve rusticamente – quanto mais rústico, mais bonita fica a quiche, inclusive tente deixar parte das folhas espetadinhas para fora do creme. Adicione o restante do queijo esfarelado e os pedaços de figo entre as folhas de couve. 
  5. Delicadamente (utilizando uma jarra medidora ou uma concha), despeje os ovos batidos com creme, preenchendo todo o espaço entre os ingredientes do recheio, com cuidado para não vazar pela borda 
  6. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até a quiche inflar e dourar. Atenção: o centro da quiche deve estar macio ao toque, se assar demais ela fica dura. 
  7. Retire a quiche do forno e espere amornar antes de desenformar – se tentar desenformar ainda quente ela pode desmontar 
  8. Para desenformar: com a ponta de uma faca, descole a borda da massa da lateral do refratário. Puxe delicadamente as tiras de papel-alumínio para soltar a quiche. Cubra a quiche com um prato reto e vire de uma só vez. Descole delicadamente as tiras de papel-alumínio e desvire a quiche no prato de servir.
  9. Decore com figos secos cortados ao meio e sirva a seguir.

OBS: a quiche também fica uma delícia servida fria.


PLANEJAMENTO

A base da quiche pode ser preparada e pre-assada no dia anterior, para preparar o recheio e assar na hora. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias