Terça, 18 de Janeiro de 2022
30°

Muitas nuvens

Campo Grande - MS

Economia Valeu a pena!

Cidade Empreendedora: confeiteira corumbaense expande negócio após fazer curso

O programa Cidade Empreendedora é executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras municipais

11/11/2021 às 11h10
Por: Redação Fonte: Prefeitura Corumbá
Compartilhe:
Cidade Empreendedora: confeiteira corumbaense expande negócio após fazer curso

Laura Inês Almeida de Oliveira, 37 anos, corumbaense, é empreendedora no ramo de panificação. Em 2010, ela enxergou no empreendedorismo uma alternativa para o desemprego e começou a fazer bolos e chinelos decorados para a venda.

Logo se tornou artesã e passou a produzir também peças de crochê, mas percebeu que a oportunidade de fazer o negócio crescer estava na cozinha e resolveu focar na confeitaria.

O divisor de águas para alavancar a produção e ampliar a clientela veio há um mês, quando Laura se inscreveu para participar de um curso oferecido em Corumbá, por meio do programa Cidade Empreendedora. Em outubro, esteve na cidade a Carreta de Panificação, levada pelo Sebrae/MS, em parceria com o Sistema Fiems, por meio do Senai, e Prefeitura Municipal de Corumbá, e foi através das capacitações oferecidas pela unidade móvel que ela aprendeu novas técnicas e receitas.

Agora, além dos bolos, a empreendedora tem um cardápio variado que inclui panetones recheados e pães doces e salgados. Laura conta que a capacitação também foi importante para que ela aprendesse estratégias que otimizam a produção: “Algo muito importante que aprendi durante o curso foi o manuseio correto dos alimentos, além de compreender a importância de seguir as receitas corretamente e usar a quantidade certa de cada ingrediente para evitar o desperdício. Com isso, eu consegui aumentar a minha produção e colocar em prática os conhecimentos que me foram passados", comemorou a empresária.

Como profissional autônoma, Laura conta que conseguiu alavancar o negócio após a capacitação. Ela percebeu que os pedidos cresceram, principalmente por conta das festas de fim de ano, o que aumentou a renda família. Para a empreendedora, o conhecimento adquirido transformou o modo como ela enxergava o negócio. “Eu aprendi muitas coisas, as receitas me ajudaram a melhorar naquilo que eu tinha dificuldade em fazer. Foram novos conhecimentos, muitos aprendizados e uma nova profissão. Eu me apaixonei pela área de panificação e pretendo seguir investindo no segmento e, aos poucos, aumentando meu negócio”, finalizou Laura.

Carretas de Capacitação

Para auxiliar quem quer iniciar em uma nova carreira ou qualificar pessoas que desejam saber mais a respeito da área que já atuam, desde setembro deste ano, o programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com as prefeituras municipais, leva para os 22 municípios, que integram a iniciativa em 2021, unidades móveis que oferecem cursos gratuitos de capacitação para a população.

Ao todo, foram disponibilizadas sete carretas equipadas com maquinários de ponta que percorrem as cidades e disponibilizam para os interessados 36 opções de cursos em áreas diferentes. No caso de Corumbá, quatro unidades móveis foram escolhidas pela Prefeitura Municipal para que estivessem presentes no município – Costura, Panificação, Transformação Digital e Informática.

Em setembro, o município recebeu a unidade móvel de Costura e, em outubro, a de Panificação. As outras duas carretas estarão na cidade em dezembro – entre os dias 11 e 14, a unidade móvel da Transformação Digital oferece quatro cursos voltados para as áreas de marketing digital e mídias sociais. Já carreta de Informática vai estar no município entre os dias 13 e 15 do mesmo mês, com as capacitações de Word, Excel e Power Point, nas modalidades básico e intermediário.

As carretas estarão estacionadas no Ginásio Poliesportivo Lucílio de Medeiros, localizado na rua Pôrto Carreiro, nº1000. Interessados em participar das capacitações devem fazer a inscrição prévia na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, das 7h30 às 13h30, localizada na rua Cuiabá, nº1333. Para dúvidas e informações, entre em contato pelo telefone (67) 3907-5185.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Corumbá - MS
Corumbá - MS
Sobre o município Corumbá (Banco de Cascalho no idioma tupi-guarani; é um município do estado de Mato Grosso do Sul. Possuía em 2018 população de 110.806 habitantes. É uma das mais antigas e conservada do MS, considerando a data de fundação do Forte Coimbra em setembro de 1775. A criação da cidade de Santiago de Xerez de 1593 e das instalações de povoações jesuíticas da ocupação espanhola mesmo anteriores ao forte foram destruídas por bandeirantes luso-paulistas. É conhecida por sua diversidade cultural.
Ele1 - Criar site de notícias