Quinta, 21 de Outubro de 2021
22°

Alguma nebulosidade

Campo Grande - MS

Política & Geral Atenção à saude!

William Maksoud fala sobre saúde mental e destaca atendimentos psicossociais em Campo Grande

Campo Grande é a terceira capital brasileira com o maior número de atendimentos psicossociais

19/09/2021 às 08h37
Por: Redação Fonte: Assessoria Imprensa do Vereador
Compartilhe:
William Maksoud fala sobre saúde mental e destaca atendimentos psicossociais em Campo Grande

Visando a atenção à saúde mental, o vereador William Maksoud reforçou os cuidados para promoção do bem-estar e destacou os atendimentos psicossociais realizados em Campo Grande. 

Conforme nota divulgada pela Prefeitura Municipal, Campo Grande é a terceira capital brasileira com o maior número de atendimentos psicossociais em relação ao tamanho da população no país. 

O levantamento realizado com a base de dados do Ministério da Saúde, considera o número estimado de moradores nas cidades no ano de 2020 e o total de atendimentos registrados entre janeiro e junho deste ano.

Ainda segundo a prefeitura, apesar da redução das agendas nos atendimentos ambulatoriais devido à pandemia de Covid-19, realizando cerca de 60% da capacidade total das unidades do município, foram 56.347 procedimentos psicossociais, uma média de 62,2 atendimentos para cada mil habitantes. 

Em Campo Grande, os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) oferecem acolhimento 24 horas a pacientes com transtornos psíquicos e sem a necessidade de agendamento antecipado. Ao todo são seis centros e cada um conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais composta por terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, psicólogos e psiquiatras, que devem avaliar o paciente e encaminhar ao tratamento mais adequado de acordo com o diagnóstico. 

Já no CEM (Centro Especializado Municipal) funciona o Ambulatório de Saúde Mental com agendamento feito através do sistema de regulação da prefeitura, para pacientes que fizeram tratamento nos CAPS e que precisam continuar o acompanhamento. A unidade conta com acolhimento e avaliação feita por profissionais capacitados a fim de encaminhar o paciente ao tratamento adequado. 

“Cuidar da saúde mental é cuidar de você. Dê atenção a sua alimentação, durma bem, pratique atividades físicas, fale e não tenha medo ou vergonha de procurar ajuda”, ressaltou Maksoud.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias