Quinta, 21 de Outubro de 2021
22°

Alguma nebulosidade

Campo Grande - MS

Esportes Bom caminho!

Time de handebol da REME vence estadual e garante vaga no brasileiro

A vitória nos Jogos Escolares do Estado foi no sábado (11) em Dourados

17/09/2021 às 16h53
Por: Redação Fonte: CGNotícias
Compartilhe:
Time de handebol da REME vence estadual e garante vaga no brasileiro

As alunas da Rede Municipal de Ensino (Reme) que fazem parte do time de handebol da Escola Municipal Doutor Eduardo Olímpio Machado, conquistaram o tricampeonato nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2021 e se preparam para participar dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que será realizado de 29 de outubro a 5 de novembro no Rio de Janeiro (RJ).

A vitória nos Jogos Escolares do Estado foi no sábado (11) em Dourados, o que garantiu às atletas a vaga no maior evento esportivo-escolar do País.

A instituição de ensino da capital, que também venceu a competição em 2018 e 2019, enfrentou a Escola Estadual Jorge Amado, de Chapadão do Sul, no sistema “melhor de três” e venceu as duas primeiras partidas da série, eliminando o terceiro confronto. No primeiro jogo, vitória por 17 a 6 e no segundo, por 15 a 9.

Os treinos para os JEBs tiveram início esta semana na quadra da escola, localizada no Jardim Batistão. O treinamento é realizado com autorização dos pais e seguindo todas as normas de biossegurança. Antes dos jogos escolares de MS os treinos ficaram suspensos por um ano e meio devido à pandemia, com isso as alunas só poderem se preparar para a competição estadual por dois meses, e mesmo assim garantiram a vitória.

O professor de Educação Física Ednaldo Silva, que é técnico do time, está orgulhoso das atletas. “A gente vê o brilho nos olhos delas em participar de uma competição a nível nacional. A gente nota a alegria, o crescimento, a motivação para os treinos, a disciplina e até o amadurecimento de cada uma dessas meninas”.

Camila Celeri, 13 anos, central e camisa dez do time, começou a praticar handebol aos 8 anos e se apaixonou pela modalidade. O período da quarentena mudou a rotina esportiva da jovem e o retorno às quadras foi difícil. “Mesmo com as dificuldades nós batalhamos muito e chegamos até a vitória. Agora queremos seguir treinando muito para levarmos adiante os títulos que a escola já conquistou. Estou muito ansiosa e acredito que temos muitas chance”.

ALÉM DA COMPETIÇÃO

Ex-atleta de handebol e psicóloga, Valdenice Celeri é voluntária para auxiliar e incentivar o time. Ela, que descobriu seu talento para o handebol na escola e viu sua vida transformada através do esporte, há sete anos desenvolve este trabalho com as atletas. “Eu cedo um horário do meu tempo para ajudá-las nesta comunicação técnico-atleta e trabalharmos emoções como ansiedade e medo”.

Para ela, o esporte tem papel fundamental na construção do ser humano. “No esporte a pessoa consegue descobrir quem ela é, como lidar com suas emoções, como ter disciplina. Digo isso porque comigo foi assim. Alguém acreditou em mim quando eu mesma não acreditava e ali eu descobri quem eu realmente era e o que eu poderia ser”.

Com a mesma visão, o técnico vê o esporte escolar e a participação das atletas em competições esportivas como um ensinamento para a vida. “As pessoas vencedoras fazem o mesmo que no esporte em suas vidas profissionais, elas batalham, são determinadas, têm foco. É a mensagem que nós passamos para elas. A parte mais importante do esporte é vê-las crescendo como pessoas”, finalizou o treinador.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias