Segunda, 18 de Outubro de 2021
22°

Muitas nuvens

Campo Grande - MS

Geral Limpa e eficiente!

Casa ecológica utiliza painéis solares e tecnologia inovadora para produzir 100 kwh por dia

Uma casa ecológica chamada Garden House (ou “Casa Jardim”, em português), utiliza painéis solares e uma nova tecnologia inovadora capaz de produzir 100 kwh por dia.

29/08/2021 às 17h14
Por: Redação Fonte: Engenharia Hoje
Compartilhe:
Casa ecológica utiliza painéis solares e tecnologia inovadora para produzir 100 kwh por dia

A casa foi desenvolvida pelo escritório Austin Maynard Architects em Melbourne, na Austrália, para um casal com três filhos.

A exigência da família era de uma “casa sustentável e multifuncional”, que pudesse mudar e se adaptar ao longo do tempo.

Além disso, também foi requisitado que o jardim, que já existia no fundo do terreno, e as árvores deveriam ser preservadas ao máximo possível.

Por conta desses requisitos, todo o projeto teve orientação de um arborista e  também foram realizados diversos levantamentos detalhados das zonas das raízes das árvores e dimensões do tronco.

Casa ecológica que utiliza painéis solares conta com telhado coberto

O telhado está coberto por 17kW de painéis solares, onde toda a água quente, aquecimento e resfriamento, aquecimento do sistema hidráulico e também da piscina são feitos por bombas de calor de alta eficiência.

Além disso, toda a casa é automatizada, com persianas, luzes e ventiladores que podem ser controlados de qualquer lugar da Garden House.

Entre outros recursos energéticos, também estão as baterias Tesla, que são as grandes responsáveis por armazenar 26 kwh de energia gerada.

 

A sustentabilidade não para por aí, uma vez que há o uso de tijolos reciclados e uma ventilação de recuperação de calor em toda a residência.

O depósito de água da residência é de 15 mil litros, que são armazenados sob a laje na garagem, onde toda água da chuva é usada para dar descarga nos vasos sanitários e irrigar o jardim. 

Sobre a Garden House

Todo projeto da casa se dividiu em quatro partes unidas por corredores de vidro espelhado, e, apesar da casa ser grande, por fora, essa não é a impressão.

A parte da casa visível da rua é somente a garagem com telhado inclinado, sendo que a casa principal está ao fundo, com acesso através de uma passagem lateral de tijolos e espécies verdes.

Todos cômodos da Garden House contam com portas grandes de vidro, a fim de trazer iluminação natural para o interior dos cômodos. 

Todas as janelas também vão do chão ao teto, com objetivo de que o sol possa aquecer a laje do piso de concreto durante o inverno, enquanto no verão, toldos devem ser utilizados.

Para manter a temperatura interna da casa agradável, além das janelas envidraçadas, também foram implementados isolamentos de parede de dupla espessura e isolamento de piso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias