Segunda, 18 de Outubro de 2021
25°

Muitas nuvens

Campo Grande - MS

Cidades Queimando!

Prefeito pede ajuda ao Estado e a União para combater incêndios no Pantanal

Precisamos de novo da união de todos, afirmou o prefeito

21/08/2021 às 09h45 Atualizada em 21/08/2021 às 09h51
Por: Redação Fonte: Prefeitura Corumbá
Compartilhe:
Prefeito pede ajuda ao Estado e a União para combater incêndios no Pantanal

Muito antes do período de estiagem começar, a Prefeitura de Corumbá já se mobilizava para tentar amenizar os problemas causados pelas queimadas no Pantanal. Desde 2020, quando a população, a fauna e flora pantaneira foram castigadas pelo fogo, o prefeito Marcelo Iunes debateu o tema pessoalmente com o governador Reinaldo Azambuja e com diversos membros da bancada federal de Mato Grosso do Sul.

A Fundação de Meio Ambiente do Pantanal também se articulou para tentar evitar os mesmos transtornos de anos anteriores. Como já era previsto, a seca deste ano, ainda maior que a de 2020, já tem provocado o surgimento de diversos focos, alguns inclusive bem próximos da área urbana de Corumbá. Por isso, o prefeito de Corumbá voltou a pedir ajuda de todas as esferas administrativas do País.

“Pela Legislação, a preservação do Pantanal é atribuição do Estado e da União, mas não podemos e não vamos ficar de braços cruzados esperando uma solução. Precisamos de novo da união de todos, inclusive dos nossos deputados estaduais para evitar uma tragédia ainda maior na nossa natureza”, afirmou o chefe do Executivo municipal nesta sexta-feira, dia 20 de agosto.

Bombeiros combatem incêndio no Pantanal de MT desde o fim de semana — Foto: Corpo de Bombeiros/MT

“Já cobrei isso vários vezes e volto a repetir: o IBAMA precisa ficar aqui em Corumbá, pois eles possuem helicópteros e aviões preparados para esses situações. Os homens do Corpo de Bombeiros e os brigadistas do PrevFogo desempenham um excelente trabalho, mas sozinhos eles não conseguem dar conta de tantos focos de incêndios nessa gigantes área do Pantanal”, continuou Marcelo Iunes.

“Peço, mais uma vez, o apoio da Assembleia Legislativa, do Estado, dos deputados federais e senadores para sensibilizar o Governo Federal a manter uma base permanente do IBAMA aqui no município. Isso é muito importante para o Pantanal e para os corumbaenses, que sofrem demais com a fumaça”, finalizou o prefeito.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Corumbá - MS
Corumbá - MS
Sobre o município Corumbá (Banco de Cascalho no idioma tupi-guarani; é um município do estado de Mato Grosso do Sul. Possuía em 2018 população de 110.806 habitantes. É uma das mais antigas e conservada do MS, considerando a data de fundação do Forte Coimbra em setembro de 1775. A criação da cidade de Santiago de Xerez de 1593 e das instalações de povoações jesuíticas da ocupação espanhola mesmo anteriores ao forte foram destruídas por bandeirantes luso-paulistas. É conhecida por sua diversidade cultural.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias