Sábado, 15 de Maio de 2021 21:40
0
Cidades Nos trilhos!

Em SP, trens farão viagens diretas de Jundiaí a Rio Grande da Serra

Mudança elimina baldeações na Estação Brás

04/05/2021 09h55 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Em SP, trens farão viagens diretas de Jundiaí a Rio Grande da Serra

A partir de hoje (4) a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos disponibiliza trens que vão direto de Jundiaí, ao norte da Grande São Paulo, até Rio Grande da Serra, no sudeste da região metropolitana. A mudança elimina a necessidade de baldeações na Estação Brás.

O novo percurso tem duração estimada de 2 horas e 8 minutos e percorre 31 estações, das linhas 7 – Rubi e 10 - Turquesa. Segundo o secretário estadual de Transporte Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, a alteração atende a uma demanda antiga dos usuários do sistema. “O Serviço 710 irá atender esse pedido tão justo e importante”, enfatiza.

A mudança também deve reduzir o tempo de espera nas estações. Entre as estações Francisco Morato (Linha Rubi) e Mauá (Linha Turquesa), onde o fluxo de passageiros é maior, a previsão é que o intervalo entre os trens fique em média em 6 minutos.

INTERVALOS ENTRE OS TRENS

A CPTM informou ainda que, tanto no horário de pico da manhã e no final da tarde, haverá uma concentração maior de trens entre as estações Francisco Morato, na Linha 7, e Mauá, na Linha 10. Neste trecho a demanda de passageiros é maior, e o intervalo médio entre os trens será de 6 minutos.

Por sua vez, entre Francisco Morato e Jundiaí e entre Mauá e Rio Grande da Serra o intervalo médio será de 12 minutos. Esse sistema de circulação de trens que será adotado é conhecido por loop interno (menor intervalo) e loop externo (maior intervalo).

“Além das novas opções de transferência de linhas da CPTM e Metrô, o novo serviço fará com que os intervalos entre os trens entre as estações Jundiaí e Francisco Morato, na Linha 7-Rubi, seja reduzido de 18 para 12 minutos nos horários de pico. O tempo de espera para o embarque na Estação Brás, nos dois sentidos, também será reduzido”, afirmou o presidente da CPTM, Pedro Moro.

Os trens que circularão pelo trecho atendido pelo serviço são os da série 9500, 7000 e 7500.

EXPRESSO LINHA 10

Mesmo com o novo serviço, o Expresso Linha 10, entre as Estações Santo André e Tamanduateí, com parada apenas em São Caetano, continua funcionando normalmente nos horários já estabelecidos, segundo a CPTM.

“Além disso, algumas estações das duas linhas terão mudanças de plataforma de embarque e desembarque com o início do Serviço 710, e os passageiros já estão sendo orientados nestas estações por meio de avisos sonoros e visuais a respeito destas alterações. As redes sociais da companhia também informarão sobre o novo serviço. Mesmo assim, em caso de dúvidas, os colaboradores da CPTM nestes locais estarão à disposição para ajudar, se necessário”, esclareceu a companhia, em nota.

São Paulo - SP

São Paulo - São Paulo

Sobre o município
São Paulo, centro financeiro do Brasil, está entre as cidades mais populosas do mundo com 12,33 milhões de pessoas diversas instituições culturais e uma rica tradição arquitetônica. Há prédios simbólicos como a catedral neogótica, o Edifício Martinelli, um arranha-céu inaugurado em 1929, e o Edifício Copan, com suas linhas curvas projetadas pelo arquiteto modernista Oscar Niemeyer. A igreja em estilo colonial do Pátio do Colégio marca o local onde os padres jesuítas fundaram a cidade em 1554.
Ele1 - Criar site de notícias