Sábado, 20 de Abril de 2024
18°

Tempo limpo

Campo Grande, MS

Economia Economia

Guedes diz que Bolsa Família permanecerá se governo não conseguir financiar Renda Cidadã

'É melhor voltar para o Bolsa Família que promover um programa irresponsável', afirmou ministro da Economia. Segundo ele, auxílio emergencial não será prorrogado para além de 2020.

17/10/2020 às 10h00
Por: Fonte: G1
Compartilhe:

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira (16) que, se não encontrar espaço fiscal para fazer o novo programa social denominado Renda Cidadã, o governo vai continuar com o Bolsa Família.

Segundo o ministro, para ser criado, o novo programa tem que obedecer a regra do teto de gastos – que impede o crescimento das despesas em percentual acima da inflação do ano anterior.

“Se não encontrarmos espaço fiscal para fazer um programa melhor, vamos voltar para o Bolsa Família. É melhor voltar para o Bolsa Família que promover um programa irresponsável”, afirmou durante evento virtual de uma empresa de investimentos.

Em março, os beneficiários do Bolsa Família migraram para o auxílio emergencial, que passou a pagar um valor maior do que o benefício do Bolsa Família.

Em inglês, o ministro voltou a afirmar que não há planos de estender o auxílio emergencial para além de 2020.

Em setembro, o governo publicou uma medida provisória que prorrogou até dezembro o pagamento do auxílio emergencial. O valor das quatro últimas parcelas, no entanto, caiu de R$ 600 para R$ 300.

Guedes voltou a defender a unificação de 27 programas sociais existentes em um só e disse que é possível dar um impulso financeiro no novo programa se cortar privilégios dos mais ricos, como dedução de gastos com educação e saúde no imposto de renda.

'Imposto de merda'

Durante o evento, o ministro afirmou que não desistiu de propor a criação de um imposto sobre transações digitais. Ele tem defendido o novo imposto como alternativa para desonerar a folha de pagamento.

O novo tributo, no entanto, recebe muitas críticas e é considerado uma nova CPMF, que era cobrado sobre transações financeiras.

Segundo o ministro, é melhor um imposto ruim, um "shitty tax" (imposto de merda), do que taxar o trabalho.

"Estamos subsidiando capital e nós taxamos o trabalho. É inaceitável. Então, enquanto as pessoas não vierem com uma solução melhor, eu prefiro a segunda melhor, que é esse imposto de merda", disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias