Sexta, 29 de Maio de 2020 18:00
67 99888-2258
Cidades Batayporã

MP estuda abrir procedimento contra vereadores que viajaram em meio a pandemia em MS

Três vereadores e o diretor da Câmara de Batayporã (MS) viajaram para o Paraná para participar de um seminário, desobedecendo normas de biossegurança do município. Ao retornarem, eles terão de ficar em isolamento por, ao menos, sete dias.

22/05/2020 15h58 Atualizada há 1 semana
74
Por: Redação 2 Fonte: G1 MS
Batayporã continua com decretos de restrição de circulação e normas de higiene durante pandemia do coronavírus — Foto: Prefeitura de Bataporã
Batayporã continua com decretos de restrição de circulação e normas de higiene durante pandemia do coronavírus — Foto: Prefeitura de Bataporã

O Ministério Público (MP) estuda abrir procedimento contra os três vereadores e o diretor da Câmara Municipal de Batayporã (MS), que viajaram para Foz do Iguaçu (PR) na última terça-feira (19), para participar de um seminário no estado vizinho.

De acordo com a promotora de justiça de Batayporã, Bianka Machado Arruda Mendes, o MP já foi autuado com a denúncia e agora realiza investigações para coletar provas e, possivelmente, abrir um procedimento contra os envolvidos. Os vereadores Cícero Leite, Nivaldo Moreira e Cabo Máximo, todos do MDB, além do diretor da Câmara Municipal, Vinícius Enz, devem retornar ao município nesta sexta-feira (22) e ficar em isolamento por, no mínimo, sete dias, conforme a secretaria de saúde.

A viagem causou revolta em parte da população da cidade, por ser em meio a pandemia do novo coronavírus, com decretos de biossegurança e higiene ativos em Batayporã. Em um deles, válido até o dia 4 de junho, a própria Câmara Municipal decidiu por restrições no regime de trabalho dos servidores públicos, além de regras de higienização e redução de contato entre os parlamentares. Até a manhã desta sexta-feira, Batayporã havia registrado 6 casos de covid-19, com dois óbitos.

O evento "Transparência na Gestão Pública em época de pandemia - Gestão Pública contemporânea e novos serviços" seria sediado em um hotel de Foz do Iguaçu, de acordo com a divulgação da empresa "Interativa LG Cursos". Porém, o município paranaense está com um decreto vigente proibindo eventos presenciais em hotéis e outros centros até, pelo menos, o dia 28 de julho. A prefeitura ainda ampliou, nesta sexta-feira, as barreiras sanitárias da cidade.

Procurada por e-mail e telefone, a empresa que teria organizado o evento não retornou o contato. O hotel que teria recebido o evento presencial também não respondeu às perguntas, até a última atualização desta reportagem. Os vereadores e o servidor municipal de Batayporã envolvidos ainda não se pronunciaram.

Portal da Transparência de Batayporã (MS) mostra que vereadores e servidor municipal viajaram para seminário em Foz do Iguaçu (PR) — Foto: Portal da Transparência Batayporã
Decreto municipal com orientações de higiene e biossegurança continua valendo em Batayporã (MS) — Foto: Câmara de Vereadores Batayporã/Reprodução
Sobre o município
Notícias de Batayporã - MS
Ele1 - Criar site de notícias