Segunda, 03 de Agosto de 2020 13:34
67 99879-8533
Política Eleições 2020

Com restrições, partidos apostam em meios digitais para filiações e apresentação de pré-candidaturas

Para conter o contágio por novo coronavírus, articulações são feitas por conversas em grupos de WhatsApp.

18/03/2020 08h30
64
Por: Redação 2 Fonte: Correio do Povo

Os partidos políticos que vinham organizando diversas atividades para apresentação de pré-candidaturas e para filiação de novos integrantes terão de optar pelas articulações através de meios digitais, como alternativa às medidas de conteção do contágio pelo novo coronavírus (Covid-19). As ações, definidas como extremamente necessárias pelas autoridades, começaram a acontecer em meio à janela de transferência partidária, período que tem sido considerado decisivo para as eleições de outubro. A janela de troca começou no dia 5 de março e seguirá até dia 3 de abril. 

“Tínhamos um grande evento programado para ocorrer na noite desta terça-feira (ontem). Seria chamado de Noite 45 e teria inclusive a apresentação de novos filiados e lideranças que irão concorrer. Mas decidimos cancelar por responsabilidade com a coletividade. Em vez dos encontros presenciais, diante da importância deste momento, resolvemos criar grupos de WhatsApp para que o processo de articulações não seja interrompido”, explicou o presidente do PSDB de Porto Alegre, vereador Moisés Barboza.

A executiva do PT na Capital publicou uma resolução na qual confirma a suspensão de reuniões, atos e encontros que estavam agendados conforme o planejamento para o período pré-eleitoral. “Formamos um grupo de trabalho para o encaminhamento de providências para que o meio digital possa ser utilizado para os debates e as deliberações necessários durante o período em que vigorarem as medidas de saúde”, contou a presidente petista da Capital, Maria Celeste. Além das reuniões pré-eleitorais, como a da escolha do nome a ser indicado como vice na chapa com o PCdoB, o PT tinha a previsão de passagem do ex-presidente Lula por Porto Alegre, evento que foi cancelado pelas ações de precaução. 

O presidente estadual e municipal do PDT, deputado federal Pompeo de Mattos, disse que seu partido também priorizará articulações pelos aplicativos de comunicação para suprir a impossibilidade de realizar encontros. Estavam previstas visitas dos dirigentes nacionais Carlos Lupi e Ciro Gomes, presidente e vice-presidente do partido. Eles dariam posse à deputada Juliana Brizola, pré-candidata à Prefeitura, como presidente municipal da sigla em Porto Alegre. “Lamentamos pela situação, mas olhar para a saúde neste momento é mais importante”, comentou Pompeo.

MDB, Dem e PP também anunciaram a adoção de medidas, suspendendo atividades por tempo indeterminado, tanto na Capital, quanto no interior do Estado. Para os dirigentes destas siglas, que pronunciaram-se em notas públicas, o momento é de responsabilidade coletiva e de cuidados especiais para evitar o avanço na propagação da pandemia de Covid-19.

Ele1 - Criar site de notícias