Estados Unidos

Trump diz que é hora de negociar "muito a sério" acordo comercial com a UE

Presidente americano exorta os países membros a abrir mais seus mercados aos produtos americanos.

10/02/2020 15h48
Por: Redação 2
Fonte: Correio do Povo
18
"A Europa nos trata muito mal", ressaltou Donald Trump - Foto: Nicholas Kamm/AFP

É hora de negociar "muito a sério" um acordo comercial com a União Europeia, estimou nesta segunda-feira o presidente americano Donald Trump, enquanto as discussões patinam, principalmente a respeito da questão agrícola. "A Europa nos trata muito mal", ressaltou diante dos governadores reunidos na Casa Branca, lamentando um "enorme déficit" com Bruxelas "nos últimos 10 ou 12 anos" e "incríveis barreiras alfandegárias".

O presidente republicano exorta os países membros da UE a abrir mais seus mercados aos produtos americanos, especialmente produtos agrícolas. Donald Trump e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram no final de janeiro, após uma reunião em Davos (Suíça), o desejo de relançar as discussões comerciais e concluir um acordo nas próximas semanas.

Mas, no momento, as negociações não foram bem-sucedidas e as relações permanecem tensas, já que o anfitrião da Casa Branca voltou a ameaçar tributar as importações de veículos europeus, o que abala principalmente as fabricantes alemães. Em janeiro, ele alertou que "pensaria muito a sério" sobre essa possibilidade se as negociações para um acordo comercial transatlântico chegassem a algum lugar. 

Nesta segunda-feira, enfatizou que não se concentrou nas discussões europeias porque estava focado em chegar a um acordo com a China, o Japão e a Coreia do Sul. "Eu não queria fazer tudo ao mesmo tempo", disse ele.

Desde o início do ano, o comissário europeu para o Comércio, o irlandês Phil Hogan, visitou Washington duas vezes para discutir seu colega americano Robert Lighthizer. Von der Leyen também deve ir a Washington em breve, uma reunião que pode levar à assinatura de uma espécie de "declaração política", como a que foi concluída em julho de 2018 entre Donald Trump e o ex-presidente da Comissão Jean-Claude Juncker.

Na ocasião, os dois homens prometeram negociar dois acordos: um destinado a abolir os direitos alfandegários sobre bens industriais, o outro para eliminar certas barreiras não-tarifárias ao comércio por meio de cooperação regulatória. As discussões sobre bens industriais não avançaram desde então.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Campo Grande - MS
Atualizado às 12h51
32°
Nuvens esparsas Máxima: 33° - Mínima: 23°
36°

Sensação

19 km/h

Vento

56%

Umidade

Fonte: Climatempo
Cortesia Doe Sangue
Municípios
Espetaculo Delivery
Últimas notícias
Old School Conveniência
Mais lidas
Café Marita
AACC
Cortesia Hemosul