Tragédia

Avião ucraniano foi derrubado por míssil russo no Irã, diz revista

Queda da aeronave deixou 176 pessoas mortas nos arredores de Teerã.

09/01/2020 13h30
Por: Redação
Fonte: Correio do Povo

O avião ucraniano que caiu na quarta-feira em Teerã minutos depois da decolagem pode ter sido atingido por acidente por mísseis iranianos, diz a revista americana Newsweek. Imagens mostram que o Boeing 737 estava em chamas antes de cair no chão e explodir. A publicação ouviu um oficial do Pentágono, um oficial sênior da inteligência dos Estados Unidos e um oficial de inteligência do Iraque, que disseram que o avião foi derrubado pelo sistema antimísseis do Irã.

O voo 752 da Ukraine International Airlines, um Boeing 737-800 em rota do Airpot Internacional Tehran Imam Khomeini para o Aeroporto Internacional Boryspil de Kiev, parou de transmitir dados apenas alguns minutos após a decolagem e pouco depois do Irã lançar mísseis em bases militares que abrigam forças aliadas dos EUA e aliadas Iraque. Acredita-se que a aeronave tenha sido atingida por um sistema de mísseis terra-ar Tor-M1 construído na Rússia, conhecido pela Otan como Gauntlet, disseram à Newsweek os três oficiais, que não estavam autorizados a falar publicamente sobre o assunto.

O avião tinha 176 passageiros, sendo 82 iranianos, 63 canadenses, 11 ucranianos, 10 suíços, 7 afegãos e 3 alemães, além de 9 membros da tripulação. Todos morreram.

O presidente Donald Trump, nesta quinta-feira, sugeriu que "alguém poderia ter cometido um erro". Ele foi questionado durante um evento na Casa Branca por sua resposta ao acidente e se recusou a especular sobre uma causa específica, mas indicou que não acreditava que fosse um problema mecânico a razão da queda. "Não acha que isso seja uma possibilidade, pessoalmente". "É uma coisa trágica. Mas alguém poderia ter cometido um erro do outro lado", disse , acrescentando que "não tem nada a ver" com os EUA.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Campo Grande - MS
Atualizado às 10h58
30°
Poucas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 23°
34°

Sensação

19.2 km/h

Vento

64.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Cortesia Doe Sangue
Municípios
Espetaculo Delivery
Últimas notícias
Old School Conveniência
Mais lidas
AACC
Café Marita
Cortesia Hemosul