Prevenção

Documentário reforça importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

O documentário traz entrevistas com especialistas e conta a história do vereador Carlão.

02/12/2019 09h35
Por: Redação
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Finalizando o mês de apoio à Campanha Novembro Azul, a Câmara Municipal de Campo Grande lançou, nesta sexta-feira (29), um documentário que visa reforçar a importância do exame e, principalmente, do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O material, preparado durante todo o mês, está disponível em todas as plataformas digitais da Casa de Leis e pode ser conferido ao final da matéria.

“A forma de enfrentar essa doença é realmente fazendo a prevenção para que nós possamos diagnosticar com antecedência. Em diagnosticado, fazendo o tratamento e ter a possibilidade de cura e de longevidade”, reforçou o presidente da Casa, vereador Prof. João Rocha.

O documentário traz entrevistas com especialistas e conta a história do vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, que venceu um câncer de próstata há cerca de 10 anos. “Quando eu descobri isso, eu falei: eu nunca bebi, não era fumante, nunca procurei fazer uma vida arriscada. Eu sempre me cuidei da saúde e apareceu esse câncer em mim”, lembrou.

Carlão optou pela retirada da próstata, e fez a cirurgia em 2006. Mas, em 2008, seu PSA voltou a subir. Foram necessárias mais 40 sessões de radioterapia para, finalmente, vencer a doença. “Nesses 13 anos que eu fiz essa cirurgia, eu estou curado desse câncer maligno que poderia ter tirado minha vida”, completou.

Além disso, a equipe da Câmara acompanhou o vereador Dr. Lívio durante a realização de um exame de rotina com o médico Marcelo de Arruda, outro personagem do vídeo. 

“O cara que não se cuida, o homem que não se cuida, é um covarde. Não tem como a gente dizer de outra forma. O cara que acha que ele é o Super-Homem, o cara que acha que está consciente de que a saúde dele está de ferro, é um cara que é extremamente egoísta, um cara que está pensando só em si”, disse o parlamentar.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Campo Grande - MS
Atualizado às 05h12
21°
Muitas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 19°
21°

Sensação

9 km/h

Vento

100%

Umidade

Fonte: Climatempo
Café Marita
Municípios
Espetaculo Delivery
Últimas notícias
Old School Conveniência
Mais lidas
AACC